Nesta aula você está aprendendo como estudar, quais as partes do violão, o nome das cordas do violão, como segurar um violão.

Aprenderemos também a ter senso rítmico e uma noção básica de compasso.

Também aprenderemos dois acordes básicos para começarmos a prática do violão.

Bom Estudo!!!

ANATOMIA DO VIOLÃO

Veja abaixo o violão e as partes que o compõe.

1. Corpo
É o local onde está a boca, o rastilho e o cavalete. Em violões elétricos, também são encontradas outras partes neste local, como a saída, os botões de ajuste, etc.

1.1. Boca- É o "buraco" que está no meio do corpo do violão. É por este local que o som se propaga.

CORDAS DO VIOLÃO

O nome das cordas soltas da guitarra ou violão, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – mi, 2º corda – si, 3º corda – sol,4º corda – ré, 5º corda – lá, 6º corda – mi.

COMO SEGURAR UM VIOLÃO

Existem duas maneiras de se posicionar o violão ao seu corpo:

Forma clássica - Violão na perna esquerda, pé apoiado num suporte, braço com uma inclinação de 45 º

Forma popular - Violão apoiado na perna direita, braço com uma inclinação de 45º

Posição da mão direita e mão esquerda. Como montar os seus primeiros acordes. Explicação detalhada de todo o posicionamento do braço e da mão. Esta aula está dividida em 4 partes: aulas 1a, 1b, 1c, 1d

POSIÇÃO DA MÃO ESQUERDA

É muito importante que ao posicionar o violão o aluno centralize o polegar da mão esquerda no meio do braço do violão em forma de positivo.

Ao pressionar as cordas o aluno usará a ponta dos dedos, para ser mais claro, a cabeça do dedo nas cordas.

AS CIFRAS

As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,começando pela letra A que corresponde à nota Lá:

A=lá ; B=si ; C=dó ; D=ré ; E=mi ; F=fá ; G=sol
Portanto:
A = Lá maior a letra “A” corresponde à nota Lá, como ela está sozinha significa que o acorde é maior.

Am = Lá menor a letra “A” corresponde a nota Lá, e a letra “m” significa que o acorde é menor .

A7=Lá com sétima a letra “A” corresponde à nota Lá, e o nº 7 que o acorde é com sétima.

OS PRIMEIROS ACORDES

Pra podermos começar já aprendendo a tocar uma música nós vamos aprender a montar 2 acordes ,entre eles : E e A.

Olá galera, eu sou o Dimitri. Nós da “Primeiros Acordes”  vamos fazer uma série especial de vídeos sobre formação de acordes, ou seja, como posicionar os dedos para montar os acordes.

Vamos começar, nesse primeiro vídeo, com cinco acordes básicos maiores. Por que básicos? Porque eles são simples, fáceis de fazer, não tem aquela pestana, então pra galera que ta começando a tocar, vai ajudar bastante a aumentar o repertório.

O primeiro acorde que nós vamos ver é o Dó Maior que aparece nas cifras como um C maiúsculo.

acorde c violão

Esses pontos que estão aparecendo indicam onde os nossos dedos devem ficar, ou seja, em qual casa e em qual corda você vai pressionar com os dedos da sua mão esquerda.

Além disso, tem um número indicando cada ponto, e esse número corresponde aos dedos da mão. O indicador é o número 1, o dedo médio é o dedo dois, o anelar é o dedo três e o dedinho é o número quatro.

Pessoal, temos que tomar cuidado para pressionar os dedos bem no meio da casa, e também para que o seu dedo não encoste em uma corda que você não queira, porque isso pode abafar o som e ai você não vai conseguir tocar o acorde. No começo você pode encontrar um pouco de dificuldade, mas com o tempo você acostuma com a força e o jeito de apertar as cordas.

O segundo acorde que vamos ver é o RÉ maior, que aparece nas cifras pela letra D maiúscula.

acorde re violão

O terceiro acorde que vamos ver é o MI maior, que aparece nas cifras como um E maiúsculo.

acorde mi

O quarto acorde será o Sol maior, que aparece nas cifras como um G maiúsculo.

acorde sol

O último acorde será  o lá maior que aparece nas cifras como um A maiúsculo.

acorde lá

Para você que está com vontade de começar a aprender como tocar um violão ou guitarra a apostila abaixo vai ajuda -lo no início desse trajeto. Para que você possa visulizar bem a apostila é só clicar na imagem que ela irá ser ampliada. ...bom aprendizado

Afinando sua Guitarra

Vamos falar de algo bem básico, mas que requer atenção, principalmente para você que está começando agora e não tem noção do que se trata: a afinação.

Os acessórios mais importantes que você pode ter para afinar são seus ouvidos. Por isso eduque-os com paciência.

Para afinar sua guitarra temos que primeiramente acertar uma das cordas através do "Diapasão", procure sempre manter seu instrumento no diapasão, esta é a melhor referência para seus ouvidos.

  • Existem três tipos de diapasão:

1) Diapasão de garfo - Emite a vibração da nota Lá.  Como a quinta corda da guitarra solta é justamente a nota Lá, basta acerta-la com o diapasão e depois, usando-a como referência afinar as demais cordas.Você vai perceber que o diapasão emite um Lá bem agudo enquanto a corda Lá da guitarra é mais grave, no começo é um pouco difícil acertar as mesmas notas em oitavas tão distantes por isso aí vai uma dica.

DICA: Sem apertar a corda coloque o dedo suavemente sobre o traste à frente da quinta casa na corda Lá, isto produzirá um "Harmônico Natural". Este harmônico é a nota Lá também. Agora fica mais fácil de comparar com o diapasão.

2) Diapasão de sopro - É um apito que emite o som da nota Lá na mesma altura da corda solta. Há também modelos com seis apitos, cada um emitindo o som de uma das cordas do violão.

3) Diapasão eletrônico - Este aparelho capta o som da corda e indica se está na altura correta ou não, mostra através de um led ou uma seta, se é preciso tencionar ou afrouxar mais a corda até chegar na altura exata. Apesar de muito útil para shows ao vivo este diapasão não deve ser usado como desculpa de quem não consegue afinar o instrumento, qualquer pessoa pode treinar o ouvido a ponto de reconhecer quando as notas estão igualadas e, portanto afinadas.Mas para quem está começando é uma boa escolha.

Após adquirir um diapasão tenha o hábito de sempre manter seu instrumento devidamente afinado de acordo. Como sabemos, a guitarra possui seis cordas que devem ser contadas de baixo para cima, ou da mais fina para a mais grossa: a primeira é a corda mi, a segunda é a corda si, a terceira é a corda sol, a quarta é a corda ré, a quinta é a corda lá e a sexta é a corda mi. Como percebemos cada corda solta leva o nome de uma nota musical, memorize-as.

Supondo que você já tenha ajustado o som da quinta corda (Lá) com o diapasão, a maneira mais comum de afinar o instrumento é igualando o som emitido, quando se aperta a quinta casa de uma corda anterior com o som da corda abaixo solta.

Veja a tablatura abaixo e interprete como as cordas de seu instrumento devem ser afinadas:

1

Anatomia do Violão

Veja abaixo o violão e as partes que o compõe.

1. Corpo
É o local onde está a boca, o rastilho e o cavalete. Em violões elétricos, também são encontradas outras partes neste local, como a saída, os botões de ajuste, etc.

1.1. Boca- É o "buraco" que está no meio do corpo do violão. É por este local que o som se propaga.
1.2 Rastilho- É a parte do violão que prende uma das extremidades das cordas. É importante que esteja na altura certa.
1.3. Cavalete- O cavalete mantém o rastilho na altura correta.

2. Braço
É composto basicamente pela mão, tarraxas, trastes, casas e pestana.

2.1. Mão- É a extremidade do braço. Neste local estão as tarraxas e uma das extremidades das cordas.

2.1.1. tarraxas- São as peças localizadas na mão que servem para afinar as cordas. Elas são seis, sendo uma para cada corda. Conforme você girá-las, a corda ficará mais apertada, o que mudará o seu som. São indispensáveis para que seu instrumento fique bem afinado antes de tocar.

2.2. Trastes- São as barrinhas de metal que se localizam em toda a escala. Elas separam as casas e é muito importante que elas estejam bem colocadas para uma boa afinação da guitarra. Com o tempo você pode trocá-las, caso fiquem desgastadas, fora do local certo, etc.
2.3. Casas- As casas são os espaços localizados entre os trastes, que são pressionadas durante toda a música. A variação do local que for pressionado fará mudar o som, variando os acordes. São nelas que estão localizadas as notas musicais.
2.4. Pestana- Esta peça não está exatamente na escala, mas sim no local de separação entre a mão e a continuação do braço. Nela ficam apoiadas as cordas, e ela pode ser "substituída" com o uso dos dedos ou de instrumentos apropriados para tal.

3. Ilustração
Entenda melhor com a ilustração abaixo:

2

Anatomia da guitarra

Tarrachas - Local onde se fixam as cordas e afinamos a guitarra.

Lock-nut(trava de micro-afinacão)- Para as guitarras que possuem micro-afinacão, esta trava evita que a guitarra se desafine.

Capotraste- Local por onde as cordas passam, pode ser considerado o traste inicial.

Trastes- Barras de metal que determinam as casas.

Pick-up(captadores)-Seria o microfone da guitarra.

Ponte-Local onde se fixam as cordas e a regulagem do braço da guitarra.

Chave dos pick-up - Determina qual pick-up será usado.

Alavanca- Modifica a nota tocada.

Micro-afinacão- Local onde se afina a guitarra depois de travada no lock-nut.

3

Posição das mãos e do corpo

4

Mão direita – Para dedilhados, usamos os seguintes dedos:

P=polegar – Toca a 6ª, 5ª, e 4ªcordas.

I= indicador – Toca a 3ª corda.

M= médio – Toca a 2ª corda.

A= anular – Toca a 1ªcorda.

Mão esquerda- Para montarmos os acordes usamos os seguintes dedos:

1= indicador

2=médio

3=anular

4=mindinho

7

O polegar da mão esquerda deve ser posicionado atrás do braço do violão, e o polegar deve apontar para cima.

5

Há varias maneiras de você posicionar o violão ao seu corpo. O importante é que o braço do violão fique inclinado, como na figura , o que facilitará a visualização das casas.

6

A mão direita segura a palheta entre os dedos do polegar e indicador, formando uma pinça.

Noções básicas–1ªaula

Leitura de cifras

Para começarmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes.As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:

Dó   Ré   Mi   Fá   Sol   Lá   Si

Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,começando pela letra A que corresponde à nota Lá.

A=lá ;  B=si  ;  C=dó  ;  D=ré  ;  E=mi  ;  F=fá  ;  G=sol

Portanto:

A = Lá maior - a letra “A” corresponde à nota Lá, como ela está sozinha significa que o acorde é maior.

Am = Lá menor -  a letra “A” corresponde a nota Lá, e a letra “m” significa que o      acorde é menor .

A7=Lá com sétima  - a letra “A” corresponde à nota Lá, e  o  nº 7  que o  acorde é  com sétima.

Exercícios

Descubra o nome dos acordes:

  1. D7 – Ré com sétima
  2. C –
  3. Em -
  4. F –
  5. A7 -
  6. G4 -

Noções básicas

Nome das cordas

O nome das cordas soltas da guitarra ou violão, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são:

1º corda – mi, 2º corda – si, 3º corda – sol, 4º corda – ré, 5º corda – lá, 6º corda – mi.

Leitura tablatura

Para lermos uma tablatura é como se o braço da guitarra estivesse de frente para nós, portanto, tome cuidado nesse caso com a primeira corda, corda mi, ela está em cima.Os números que aparecem na tablatura são as casas.No exemplo abaixo a corda usada é a quinta corda presa na terceira casa.

8

Acordes básicos

Os acordes abaixo serão usados nesse módulo.O cinco primeiros são chamados de acordes básicos ou regra dos cinco.

9

Bicorde

O bicorde é muito usado no rock. Executam-se duas cordas ao mesmo tempo sem deixar soar as outras que não estão presas.No exemplo abaixo, tocamos a sexta corda presa na primeira casa, junto com a quinta corda presa na terceira casa, formando assim o bicorde de F.

10

Localização  das notas no instrumento

11

As notas indicadas são C = dó, D = ré, E = mi, F = fá , G = sol, A = lá.

Sustenido e bemol

As notas musicais que conhecemos desde criança são:

Dó , Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Entre essas notas existem outras que chamamos de sustenido ou bemol.

O sustenido é representado pelo símbolo  “#”.O bemol por “b”.

Teoricamente o sustenido é diferente do bemol, mas na prática são formas diferentes de representar a mesma nota.Ex.: Dó# = Réb

Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de Dó:

Dó , Dó#  ou Réb , Ré , Ré# ou Mib, Mi ,Fá ,Fá# ou Solb , Sol ,Sol# ou Láb ,Lá ,Lá# ou Sib ,Si.

Batidas para violão ou guitarra

Neste módulo nós vamos trabalhar apenas com batidas básicas.

Pra tocarmos uma batida devemos ter em mente o conceito básico de divisão.A maioria das músicas populares são divididas em quatro tempos iguais, ou seja, contamos até quatro e depois recomeçamos a contagem.Veja a figura abaixo:

12

Exercício 1 - Vamos fazer a contagem acima batendo o pé.Os quadrados brancos indicam o momento em que o pé bate no chão, e os quadrados cinzas quando o pé se levanta.

As setas indicam o sentido da batida. Seta para baixo, batida para baixo. Seta para cima, batida para cima. O “X” indica que devemos abafar as cordas, encostando a palma da mão direita nas cordas.

A letra “p” significa que o polegar da mão direita tocará as cordas do violão.

A letra “i” significa que o indicador tocará as cordas do violão.

Se for usada palheta para se executar a batida, então é só seguir os sentidos das setas.

Exercício 2 - Agora vamos montar o acorde de E (mi maior), e tocar a figura abaixo:

13

aula violaoDicas do professor

1ª - O polegar da mão esquerda deve se posicionar atrás do braço do violão, como se estivesse fazendo um sinal de positivo.

2ª - Os demais dedos da mão esquerda devem pressionar as cordas com a ponta dos dedos, não dobre a junta dos dedos para baixo.

3ª - Os dedos da mão esquerda devem apertar as cordas o mais próximo possível do traste do violão. Evite apertar as cordas no meio da casa, pois assim você precisará de muito mais força para emitir um som da corda apertada.

Abaixo o Video Dessa Matéria:

  Nesta aula você está aprendendo como estudar, quais as partes do violão, o nome das cordas do violão, como segurar um violão.

  Aprenderemos também a ter senso rítmico e uma noção básica de compasso.

  Também aprenderemos dois acordes básicos para começarmos a prática do violão.

  Bom Estudo!!!

ANATOMIA DO VIOLÃO

Veja abaixo o violão e as partes que o compõe. 

1. Corpo
É o local onde está a boca, o rastilho e o cavalete. Em violões elétricos, também são encontradas outras partes neste local, como a saída, os botões de ajuste, etc.

1.1. Boca- É o "buraco" que está no meio do corpo do violão. É por este local que o som se propaga.

CORDAS DO VIOLÃO

 O nome das cordas soltas da guitarra ou violão, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – mi, 2º corda – si, 3º corda – sol,4º corda – ré, 5º corda – lá, 6º corda – mi.

COMO SEGURAR UM VIOLÃO

Existem duas maneiras de se posicionar o violão ao seu corpo:

Forma clássica - Violão na perna esquerda, pé apoiado num suporte, braço com uma inclinação de 45 º

Forma popular - Violão apoiado na perna direita, braço com uma inclinação de 45º

Posição da mão direita e mão esquerda. Como montar os seus primeiros acordes. Explicação detalhada de todo o posicionamento do braço e da mão. Esta aula está dividida em 4 partes: aulas 1a, 1b, 1c, 1d 

POSIÇÃO DA MÃO ESQUERDA

É muito importante que ao posicionar o violão o aluno centralize o polegar da mão esquerda no meio do braço do violão em forma de positivo.

Ao pressionar as cordas o aluno usará a ponta dos dedos, para ser mais claro, a cabeça do dedo nas cordas.

AS CIFRAS

As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

 Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,começando pela letra A que corresponde à nota Lá:

A=lá ; B=si ; C=dó ; D=ré ; E=mi ; F=fá ; G=sol
Portanto:
A = Lá maior a letra “A” corresponde à nota Lá, como ela está sozinha significa que o acorde é maior.

Am = Lá menor a letra “A” corresponde a nota Lá, e a letra “m” significa que o acorde é menor .

A7=Lá com sétima a letra “A” corresponde à nota Lá, e o nº 7 que o acorde é com sétima.

OS PRIMEIROS ACORDES

Pra podermos começar já aprendendo a tocar uma música nós vamos aprender a montar 2 acordes ,entre eles : E e A.

Nesta aula de violão vamos aprender a entender as notas musicais.

As notas musicais que conhecemos desde criança são:
Dó , Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Entre essas notas existem outras que chamamos de sustenido ou bemol.
O sustenido é representado pelo símbolo “#”.O bemol por “b”.

Teoricamente o sustenido é diferente do bemol, mas na prática são formas diferentes de representar a mesma nota.Ex.: Dó# = Réb

Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de Dó:
Dó , Dó# ou Réb , Ré , Ré# ou Mib, Mi ,Fá ,Fá# ou Solb , Sol ,Sol# ou Láb ,Lá ,Lá# ou Sib ,Si.

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Batidas para violão ou guitarra – Aula 2

Batida 1:

aula violao 1

Batida 2:

aula violao 2

Batida 3 :

aula violao 3

Seqüência nº 1

Os acordes abaixo têm a mesma seqüência da música: “Vem quente que eu estou fervendo”, regravada pelo Barão Vermelho.

·        Batida 1

1º parte -     Am  /  D7  /  Am  /  D7 /   Am  /   D7  /   Am  /  D7  / Repetir tudo e então ir para a 2º parte.

2º parte -      D7  /  D7 /  D7  /  D7 /   D7  /  D7  /  E  /  E  / Repetir 1ª e 2ª partes, e terminar a música.

aula violaoDicas do professor

1ª - Para trocarmos de acorde rapidamente, devemos sempre colocar o dedo 1, da mão esquerda, antes dos outros.

2ª - A mão direita não deve parar de tocar nunca, portanto mesmo que o acorde não esteja montado por completo a mão direita deve continuar tocando, obrigando dessa maneira a mão esquerda a ter um melhor desempenho.

3ª - Olhe sempre para a sua mão esquerda, a mão direita faz o ritmo. Lembre-se que o ritmo está na sua cabeça.

4ª - Cada acorde está separado por um traço vertical, ao espaço que vai de um traço a outro damos o nome de compasso.Cada compasso equivale uma batida inteira.

5ª - O polegar da mão esquerda deve se posicionar atrás do braço do violão,como se estivesse fazendo um sinal de positivo.

6ª - Não dobre a junta dos dedos para baixo.

7ª - Evite apertar as cordas no meio da casa.

Nesta aula de cavaquinho vamos falar sobre a como adquirir uma boa palhetada e digitação.

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Olá pessoal, eu sou o Dimitri, e esse é mais um vídeo sobre formação de acordes.

Vimos até agora acordes maiores e menores, mas sem o uso da pestana.

Na aula de hoje, vamos aprender a formar a pestana e utiliza-la na formação de acordes maiores.

Lembram que já aprendemos 5 acordes maiores?

acordes maiores

Pois é, hoje vamos aprender os dois que estão faltando para completar as sete modalidades mais conhecidas.

Dó,  re, mi, sol, e lá, já vimos como tocar e não é necessário o uso da pestana, daí hoje veremos o fá e o si, onde o uso da pestana é praticamente inevitável.

Antes de tudo então, o que é uma pestana?

A pestana é uma técnica que utiliza o dedo indicador de maneira que ele aperte todas as cordas na mesma casa.

Para isso teremos que usar o dedo numa posição diferente daquela que já estamos acostumados.

Após posicionar o nosso dedo , podemos testar aqui, e tocar uma corda por vez e todas devem produzir um som nítido.

pestana

Agora vamos utilizar essa técnica na execução de acordes maiores.

O primeiro acordes deste vídeo é o Fá Maior, que aparece nas cifras indicado pela letra F maiúscula.

acorde fá

O último acorde que nos falta então é o si, para completar os famosos do re mi fa sol la e si. E ele aparece nas cifras indicado pela letra B maiúscula.

acorde si

Está com dificuldade de melhorar a sua digitação e coordenação motora no violão? Nessa série de aulas da Primeiros Acordes vamos trabalhar alguns exercícios para melhorar a sua coordenação motora.

O nosso primeiro exercício consiste em trabalharmos com a palhetada alternada, ou seja uma pra cima e outra baixo.

Ao tocarmos a sexta cordas usaremos os dedos 1, 2, 3 e 4 nas respectivas casas 1, 2,3 e 4.

O importante nesse exercício é não tirar o dedo anterior da corda ao tocar a próxima casa. Portanto ao tocar a casa 2 com o dedo 2 você não deve desencostar o dedo 1 da corda.

Isso é fundamental ao exercício senão ele perde a função. Exercite com o metrônomo lento em 60 bpm.

exercicio motor

exercicio de digitação

Olá galera abaixo o link para todas as 6 aulas de exercícios de digitação no violão.

6 aulas de Exercícios de Violão

Nesta aula de violão vamos aprender a tocar uma batida de reggae

Algumas palavras sobre o Reggae

A principal característica do reggae é o contratempo.

Quando tocamos uma música que está em 4/4, significa que esta música terá quatro tempos por compasso.Todo compasso possui tempos fortes e tempos fracos. No compasso 4/4 os tempos fortes são o 1 e o 3, e os tempos fracos são o 2 e o 4. Observe a figura abaixo:

Tocar no contratempo significa acentuar o tempo fraco do compasso, como na figura abaixo:

Nos exemplos anteriores usamos apenas semínimas, agora vamos usar como exemplo as colcheias.No caso das colcheias, a cada duas colcheias a segunda é o tempo fraco.Veja a figura abaixo:

Vejamos como seria o contratempo nesse caso:

 As músicas abaixo você pode estar usando a batida de reggae 1

I shot the sheriff
Could you be loved
O carcará e a rosa natiruts

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Nesta aula de violão vamos aprender a tocar a batida de Toada que é um estilo de música Sertaneja.

A batida de Toada consiste em 4 movimentos. Uma batida para baixo com o polegar, outra pra cima com o indicador, outra baixo com o indicador e a última para baixo com o polegar.

batida toada
Sendo:
P - Polegar
i - indicador

Associe o movimento à verbalização:
1e 2e 1e 2e 1e 2e 1e 2e ...

Músicas que você pode usar essa batida:
Boiadeiro errante
Chico mineiro