Workshop de Composição - Aula 1 - O Ritmo

Quatro elementos básicos da composição popular

  1. Ritmo
  2. Letra
  3. Harmonia
  4. Melodia

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1 - Ritmo

O ritmo está presente em toda a composição, seja na definição da pulsação, do estilo, e mesmo no ritmo da melodia.

Métrica, em música, é a divisão de uma linha musical em compassos marcados por tempos fortes e fracos, representada na notação musical ocidental por um símbolo chamado de fórmula de compasso. 

 

Batidas divididas em duas

Batidas divididas em três

Duas batidas por compasso

binário simples

binário composto

Três batidas por compasso

ternário simples

ternário composto

Quatro batidas por compasso

Quaternário simples

Quaternário composto

Exemplo 2/4

Samba

Exemplo ¾

Valsa

Exemplo 4/4

Rock

Exemplo 12/8

Blues

Exemplos de Canções com compassos incomuns:

Take a Five – Dave Brubeck - 5/4

Exemplo Cá Já – Caetano Veloso – 5/4

Padrões Rítmicos

A métrica é sempre combinada a um padrão rítmico para gerar um estilo particular.

Exemplo: Blues

Exemplo: Tango

Exemplo: Samba

Polimétrica ou polirritmo é o uso simultâneo, ou em alternância regular, de mais do que uma métrica.

Kashmir do quarteto britânico de hard-rock Led Zeppelin é um exemplo trazido do cânone do rock, no qual a percussão toca em 4/4 enquanto que os instrumentos melódicos tocam um riff em 3/4. 

O Ritmo na melodia

Existem três formas de iniciar uma melodia, dentre elas temos o começo tético, anacrústico ou protético, e acéfalo ou decapitado. Entretanto, esses compassos também podem aparecer no decorrer da música e não somente no início. Dessa maneira, fazendo com que “compasso” seja o termo mais apropriado a ser chamado.

Compasso Tético

Tético: (do grego thésis), é o mais comum a ser encontrado, ocorre quando a música inicia no tempo forte, ou seja, inicia-se no primeiro compasso de uma música.

Exemplo de Compasso tético

 

Compasso Acéfalo

Acéfalo: (do grego acephalo) ou sem cabeça, ocorre quando o início se dá em um tempo fraco ou em uma parte fraca de tempo. Neste caso, o primeiro compasso se inicia com uma pausa. É um ritmo iniciado no contratempo.

Para um ritmo ser considerado acéfalo, suas primeiras notas devem ocupar mais da metade de um compasso binário ou quaternário, ou mais de dois terços de um compasso ternário. De forma resumida, no compasso acéfalo é comum se ver que o tempo forte ou a primeira nota do primeiro compasso, se mostram como uma pausa, fazendo com que ela só inicie após a batida forte, esse fato ajuda a diferenciar do compasso anacrústico que nele acontece de a música começar antes do tempo forte.

Pode-se ver um exemplo de compasso acéfalo na partitura:

 

Anacruse

Se caso a música começar com o primeiro compasso possuindo somente 1, 2 ou 3 tempos. Os tempos ausentes (inexistentes no primeiro compasso) podem surgir no final da frase musical ou no último compasso da própria música, ou ainda, não serem compensados será a anacruse.