Criando um Rockabillly ao estilo Straycats

E aí Sonzeira

Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o Oitavo Episódio do Criando Música, onde você aprende criando.

Nesse episódio nós vamos entender como criar um Rockabilly bem ao estilo Straycats. Esse rock será na tonalidade de G

História

Usaremos como referência a canção de Rock this town, de 1981, do albúm de estréia  Straycats. A canção é um Rockabilly que é uma reeleitura do rock and roll dos anos 50.

Nos anos 30 os americanos ouviam muito as big bands que eram as bandas de swing jazz, que era um jazz para se dançar. Muito padrões que nós ouvimos até hoje já estavam presentes em músicas como Jumpin at the woodside do Cout Basie. Com o tempo o Jazz foi se afastando desse estilo mas ele é redescoberto nos anos 50 com o Rock and Roll, que retoma aqueles padrões na linha de contrabaixo, nos riffs da metaleira, nos solos de guitarra.

Vamos tentar criar uma canção nova, usando os elementos da música Rock This Town. Ouça discos, entenda conceitos

Teoria

O Rock and roll tem uma ligação forte com o Blues e a Country Music, por isso trabalha com 3 acordes I, IV e V, no caso aqui usaremos 16 compassos. E na Tonalidade de G seria:

G7 | % | % | % |% | % |

D7 |% |G7 | % |C7 | % |

G7| D7 |G7 | % |

Ingredientes da Receita

Os ingredientes da nossa receita serão: Modo Mixolídio bem marcado, uma xicara de Contrabaixo pulsante, uma colher de guitarra com distorção bem leve, uma pitada de Metais para dar sabor.

Contrabaixo

O Contrabaixo usado no Rock and roll, era o contrabaixo acústico, e uma das características do Rockabilly foi a retomada do uso do contrabaixo acústico, justamente pelo timbre característico e os efeitos percussivos, desse tipo de contrabaixo. Como não tenho um contrabaixo acústico vou usar o elétrico mesmo. Pobre é assim se vira com o que tem.

A função do Contrabaixo no rock and roll é fazer a galera bater o pé sentir o ritmo, isso não pode ser esquecido na criação do groove. Por isso vamos usar uma pulsação em 4 para dar bastante molho e usaremos um efeito de nota morta para finalizar o acorde, se liga:

Plugue seu fone de ouvido e bata o pé:

Guitarra

O primeiro guitarrista de rock and roll que percebeu que dava para trazer aqueles solos de saxofone para a guitarra foi o Chuck Berry. Ele fez isso usando o modo Mixolídio, que era gerado misturando a penta maior e menor tocada sobre o acorde. Além disso trouxe do piano e do banjo, o elemento do double-stop, que são as notas dobradas. Se liga num trechinho do solo:

A base da guitarra no Rock and roll trouxe o padrão clássico do Blues Shuffle, que consiste basicamente num intervalo de quita e sexta. Se liga:

Nos anos 50 basicamente o guitarrista usava o seu valvulado para conseguir uma distorção de guitarra. Vamos fritar os dedos?

Metaleira

O grupo dos metais são basicamente formado por 3 instrumentos: trombone, saxofone e trompete. Nesse estilo basicamente eles tocam pequenos riffs tocando as notas do acorde esses riffs são tocados quase sempre no final das frases da melodia. Ouça:

Melodia

A melodia seria a parte cantada de uma música, nesse caso ela será executada pelo Sax alto. Para isso precisamos conhecer o modo mixolídio dos acordes de G7, C7, D7:

Saca só como ficou nossa melodia.

Minha história

A primeira vez que ouvi Rock and Roll pra valer foi num disco do Elvis Presley, era uma coletânea com as gravações da época,  me lembro até hoje das canções: Jailhouse Rock, Blues suedes shoes, Tutti frutti. Eu ficava na sala ouvindo aquele som no máximo tentando imaginar como seria ser o Elvis. Com o tempo eu fui ouvindo outros rocks que os meus amigos também ouviam, mas é curioso que até hoje a senação, a energia daquela música ficou gravada na memória.

Faça a letra

E aí curtiu? Então se curtiu você tem de espalhar a notícia pra galera. A música está pronta mas está faltando uma letra. Que tal você ser meu parceiro? Crie uma letra para essa melodia e poste no comentário. Vai ser muito legal ter uma parceria com você.

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física