Curso de Blues no Teclado Aprenda a tocar Blues no Teclado, sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Teclado Para você dar os seus primeiros passos nas teclas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE NOTAS E ACORDES?

Parece uma pergunta tola, não parece?

No entanto nesses mais de 20 anos que dou aulas, foram poucos os alunos que conseguiram responder essa pergunta de forma adequada. E porque essa dificuldade?

Na minha opinião é um problema conceitual, como não aprendemos conceitos básicos de música na infância, acabamos tendo dificuldade, tanto de ouvir como de entender música.

Conceito

Para explicar a diferença entre notas e acordes vamos fazer uma analogia, entre o singular e o plural.

O que é o singular? o singular representa o indivíduo, o único, por exemplo, uma pessoa é singular. A nota musical é exatamente isso. Uma nota é singular. A nota musical é tocada sozinha. Posso tocar diversas notas mas para ser nota tem que ser tocada uma de cada vez.

O que é o plural? O plural representa o coletivo, o múltiplo, por exemplo, um grupo de pessoas é plural. O Acorde é exatamente isso. Um acorde é plural. Um acorde são várias notas tocadas ao mesmo tempo.

Função

Agora que sabemos o conceito, vamos entender a função das notas e dos acordes numa música.

A música tem uma evolução histórica. Tudo começa com uma boa macumba. Ou seja o homem lá na sua pré-história, começou batucando. Portanto tudo começa pelo ritmo.

O segundo passo do homem na sua relação com a música, foi perceber que ele podia cantar. E quando você canta, você canta notas. A não ser que você seja um extraterrestre e tenha duas gargantas.

Quando o homem começa a cantar, ele percebe que as notas podem ser organizadas. Ao organizar essas notas é criada a melodia.

O próximo passo do homem na evolução musical, é a criação do acorde e da harmonia. O mito que a idade média seja a idade das trevas, não funciona em música. Foi na idade média que os padres foram descobrindo o uso dos acordes.

A função das notas quando organizadas é criarem uma melodia. A função dos acordes é de dar sensação de movimento à música.

Aplicação

Nós temos que entender que em toda canção existe tanto a melodia, quanto a harmonia (a aplicação dos acordes).

Quando você canta uma canção, você canta uma melodia. Você não declama um poema. Portanto percebemos que existem instrumentos musicais que são melódicos.

A voz é um instrumento musical e melódico. O violino é outro instrumento melódico. Um saxofone é outro instrumento melódico. Esses instrumentos sozinhos não conseguem formar acordes, mas tocados junto com outros conseguem formar acordes.

Um exemplo clássico disso é a canção Twist and Shout dos Beatles. Onde fica bem claro no momento do coro, o uso de notas distintas.

Os acordes não são apenas notas tocadas ao mesmo tempo, eles tem principalmente de dar a canção uma sensação de movimento.

Existem instrumentos que são predominantemente harmônicos, por exemplo, teclados, guitarras, violões, cavaquinho. Normalmente esses instrumentos tem a flexibilidade de ter tanto uma aplicação harmônica, como melódica.

Agora que sabemos da diferença entre nota e acorde, melodia e harmonia, perceba que fica mais claro como entender melhor uma canção.

Observe melodia e harmonia, nota e acorde estão misturados e tudo junto. Mas o seu ouvido primeiramente reconhece a melodia. É um processo natural, e veja que durante a maior parte da história da humanidade, a melodia foi um dos elementos mais importantes. Quando você assiste um filme de guerra da antiguidade, esqueça aqueles arranjos de orquestra mirabolantes, no máximo teria um bobo da corte tocando uma melodia na sua harpinha.

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física