Curso de Blues no Teclado Aprenda a tocar Blues no Teclado, sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Teclado Para você dar os seus primeiros passos nas teclas.

Porque não consigo tocar? 5 Dicas

Essa é uma pergunta que muitos alunos já me fizeram, perguntam se existe dom para música e se é por isso que não conseguem aprender. A resposta que sempre uso é dom é transpiração. Vou passar 5 dicas para você mudar o seu jeito de estudar.

  1. Mudança de mentalidade
  2. Mudança de hábito
  3. Escreva e Execute
  4. Foco
  5. Ouvir Música

Mudança de mentalidade

Sabe aquelas decisões que você toma depois do Ano Novo?

Esse ano vou fazer academia, vou comer menos açúcar, vou parar de beber...

Porque muitas vezes não conseguimos cumprir?

Porque elas refletem um desejo mas não uma mudança de mentalidade. A primeira coisa que devemos mudar ao estudar música é parar de achar que aluno e estudante são as mesmas coisas e não são. Aluno é aquele que assiste aula, estudante é aquele que estuda. Aluno recebe a informação e estudante absorve a informação.

O professor Pierluigi Piazzi usava sempre uma frase perfeita: Aula dada é aula estudada, hoje.

Professor não é pai de Santo que entra no seu corpo e lhe passa tudo que sabe. Um bom professor explica a matéria mas um bom aluno estuda o que foi aprendido. Estude pouco mas todo dia.

Mudança de hábito

 

Estude sozinho e em silêncio. Mas professor eu estudo música como vou estudar em silêncio? Simples, foque no que você está aprendendo, não ligue a televisão no jogo do Verdão. Isso faz com que a sua atenção não esteja no seu instrumento, pois você está dividindo o seu cérebro para capturar duas informações distintas. Vai acabar tocando um acorde e gritando gol.

Outra coisa, estude sozinho, em silêncio, e um pouco todo dia. Não deixe para estudar no dia da aula, é igual a beber água num copo furado. É inútil e você não terá resultado.

Escreva e Execute

Aprender música não é apenas tocar o instrumento. É entender o que você está tocando. Por isso, todo assunto que você esteja estudando, imprima, leia, escreva e execute.

Não basta só tocar, você tem que entender. Por exemplo, o professor lhe ensina uma canção. Imprima a cifra ou partitura da canção, desenhe você mesmos os acordes da canção, anote as partes que você tem dificuldade, anote todas as suas dúvidas e depois, toque.

Tem um ditado chinês que resume tudo isso: se ouço, esqueço, se vejo, entendo, se faço, aprendo.

Foco

O processo do aprendizado é um degrau por dia, todos os dias. A pressa e a ansiedade são os seus inimigos.

Por isso se você está aprendendo um determinado assunto, entenda tudo sobre aquele assunto. Mantenha-se focado. Você está aprendendo sobre acordes, aprenda tudo sobre acordes, como ele é formado, qual a sua função na música e aprenda músicas que usem aqueles acordes.

Fuja do chinesinho do Youtube, ele vai te deixar deprimido. É sempre um garoto oriental de uns 5 a 7 anos que toca algo absurdo e que você acha que é isso que você precisa aprender a tocar. E nessa hora tudo o que você estava construindo passo a passo vai pra lata de lixo.

Esqueça os outros, foque no que você precisa aprender e principalmente no que você está aprendendo agora.

Inteligência, talento e vocação são qualidades aprendidas.

Ouça Música

Um erro comum no aluno de música é que ele ouviu música a sua vida inteira, e quando começa a estudar um instrumento para de ouvir música. Parece que fica surdo. Se ainda fosse um Beethoven, tudo bem.

Se você está aprendendo uma canção é sua obrigação ouvir essa canção sendo executada. Não basta apenas ouvir o professor tocar ou apenas treinar a canção, você tem que ouvir a música.

Metade das cifras que tem na internet estão erradas porque quem as escreveu não ouviu a música e não tocou com a música. Tirou a canção de memória. E a memória pode lhe enganar, seu ouvido, se bem treinado, não.

Essas 5 dicas podem lhe ajudar muito a aprender a tocar. Aprender a tocar de verdade é transpiração mas você tem que ter muita clareza dos seus objetivos, por isso trace o seu perfil de estudante, se conheça melhor, para poder estudar melhor.

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física