Curso de Blues no Teclado Aprenda a tocar Blues no Teclado, sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Teclado Para você dar os seus primeiros passos nas teclas.

O que devo estudar para aprender música?

Saber o que estudar, é basicamente saber qual o próximo passo que devo dar em minha evolução. Mas nem sempre é fácil quando você tem de fazer isso sozinho. Porque você tem de saber fazer uma auto avaliação, uma autocritica e entender o que você deixou de aprender e agora está fazendo falta.

Nível de Conhecimento

Vamos dividir o nosso conhecimento musical em 3 etapas: Iniciante, intermediário e avançado.

Iniciante

O que considero nível iniciante?

Desde aquele que está do zero ao aluno que tem um conhecimento básico do instrumento.

O que um aluno iniciante precisa conhecer?

Ele precisa saber localizar as notas no instrumento, adquirir domínio mecânico básico, ter noções básicas de ritmo, formar e tocar uma escala maior básica, em qualquer tonalidade, saber localizar intervalos musicais, saber formar e tocar acordes maiores, menores e de sétima, e ter um repertório que use o que foi aprendido.

Um erro comum do iniciante, é não sentar para conhecer o seu instrumento. Ou seja, não aplicar a teoria junto com a prática e começar a estudar matérias que ele não está pronto.

intermediário

O aluno intermediário entrou na fase do aprimoramento técnico, portanto ele deve desenvolver a mecânica do seu instrumento, conhecer as técnicas utilizadas, desenvolver o seu ouvido, aprimorar o seu estudo de harmonia, estudar divisão rítmica, aprender todas as escalas, e óbvio, ter um repertório que seja aplicado a tudo que aprendeu.

Avançado

O aluno avançado é aquele que já tem um domínio do seu instrumento, isso não significa ser um virtuose, isso significa que ele conhece as técnicas do instrumento, conhece a teoria musical no instrumento, mas que precisa aprender a aplicar tudo isso para ter a habilidade de criar, seja improvisando, seja criando arranjos para as canções. Ele precisa se aprofundar em técnicas de harmonia funcional, em relações de tensão e resolução, em improvisar em qualquer tonalidade ou acorde, em conhecer as diversas linguagens musicais.

Parece simples categorizar o nível de conhecimento, mas no entanto, muitas vezes um aluno intermediário, não sabe formar um acorde teoricamente, e isso complica o seu desenvolvimento do improviso. Um aluno iniciante começa a aprender escalas que nem entende para que elas são usadas, ou pior, não tem a mecânica ideal para aquele estudo.

Existem basicamente 6 matérias que devem ser desenvolvidas para a formação de um músico: ritmo, melodia, harmonia, percepção, teoria e interpretação. Todas essas matérias devem ser intercaladas no seu estudo e devem ser aplicadas na prática e de forma gradual, para que você entenda o que está aprendendo. Um músico completo não se forma com menos de 5 anos de estudo.

Respeitar o seu nível de conhecimento é ter a humildade de reconhecer as suas deficiências e conseguir supera-las.

 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física