Curso de Blues no Teclado Aprenda a tocar Blues no Teclado, sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Teclado Para você dar os seus primeiros passos nas teclas.

Criando Um Samba de 4 Acordes - PodCast CriandoMúsica Episódio 1

E aí Sonzeira

Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o Primeiro Episódio do Criando Música, onde você aprender criando.

Nesse episódio nós vamos entender como criar um samba usando apenas 4 acordes. Essa é uma sequência conhecida pelos sambistas como quadradinho, como a tonalidade será Dó maior, será o quadradinho de C.

História

O primeiro samba gravado em 1916, chama-se “Pelo Telefone” e já usava o quadradinho como sequência da canção. Esse samba foi composto por Donga que era parceiro do Pixinguinha. Recomendo a gravação do Martinho da Vila de 1973 do disco Origens. Se você quer entender conceitos, ouça discos.

Teoria

A sequência de acordes conhecida por quadradinho é formada pela seguinte fórmula:

I   VI7  IIm  V7

Se pensamos isso na tonalidade de C teremos:

C  A7  Dm  G7

Ingredientes da Receita

Os ingredientes da nossa receita serão: Uma pitada de quadradinho de C, uma colher de contrabaixo, Violão de 7 cordas a gosto, um kilo de cavaquinho, e a escala de Dó maior.

A escala de Dó maior é formada pelas notas: Dó, ré mi, fá sol, lá si, dó.

Campo harmônico de C será

C  Dm Em F G7 Am Bm7(b5)

Qual o cuidado que eu devo ter? O Acorde de A7 não pertence a escala de Dó.

O Acorde A7 pertence a escala de Dm melódico que será:

D E F G A B C# D

Você já estudou as escalas e campo harmônico? Você é o cara mano. Não estudou? Então você está igual promessa de ano novo, amanhã eu começo o meu regime.

Contrabaixo

A função do Contrabaixo e da percussão no samba é criar a Cozinha, portanto dar segurança rítmica para os outros músicos. Deu vontade de bater o pé? Então o Contrabaixo cumpriu sua função.

Uma característica do contrabaixo no samba é ressaltar o surdo que é tocado no segundo tempo, ou seja no tempo fraco. Usar notas mortas ressalta a intenção percussiva do groove.

Creio que o baixista que deu a cara da levada do Samba, foi o Luizão Maia. Através dele os baixistas começaram a entender como tocar samba e não bossa nova.

Vamos ouvir como fica nosso contrabaixo?

Violão 7 cordas

A função do Violão 7 cordas é criar linhas melódicas e rítmicas à melodia principal. Quando você tem um contrabaixo isso dá liberdade ao violão de 7 cordas para explorar a linguagem melódica. Ao criar uma linha melódica no 7 cordas devemos ter em mente a valorização das notas do acorde e usar a escala como ponte de ligação entre um acorde e outro.

No quadradinho de C, basicamente usamos como ferramenta a escala de C.

No entanto o acorde de A7 está fora do campo harmônico. Portanto durante o acorde de A7 eu devo pensar na escala de Dm melódico.

Se liga no resultado.

Cavaquinho Base

O Cavaquinho no samba tem principalmente função rítmica e harmônica. Destrinchando um pouco a harmonia do quadradinho de C

C  A7  Dm  G7

Vamos acrescentar notas a esses acordes?

Regra 1

Para acordes maiores posso acrescentar qualquer nota da escala.

Exemplo: C6, C7M, C9, C6/9

Regra 2

Para acordes menores posso acrescentar a 7 e 11, para qualquer acorde do campo harmônico.

Exemplo: Dm7, Dm7(11)

Regra 3

Para o acorde de V7 posso acrescentar qualquer nota da escala.

Exemplo: G7(9), G7(11), G7(13)

Regra 4

Para acordes dominantes cuja resolução seja um acorde menor posso acrescentar notas alteradas.

Exemplo: A7(b9), A7(#11) , A7(b13)

Regra 5

Posso substituir o acorde de IIm pelo acorde de V4/7.

Exemplo: G4/7

Se liga na harmona

Melodia

A melodia é o prato principal de uma canção e normalmente ela é feita pelo cantor. Para se criar uma boa melodia de samba devemos conhecer o seu ritmo mais básico que é a sincope.

Outra fator importante na criação da melodia são os acordes onde essa melodia é construída.

No quadradinho de C, basicamente usamos como ferramenta a escala de C.

Mas o acorde de A7 está fora do campo harmônico. Portanto durante o acorde de A7 eu posso usar a escala de Dm melódico.

Saca só como ficou nossa melodia.

Minha história

Meu pai não queria que eu trabalhasse com música, na cabeça dele eu não teria como sobreviver disso, ele não estava muito errado. Quando eu tinha uns 27 anos e tudo tinha dado errado na minha vida decidi que ia viver de música e comecei a dar aulas de violão, meu pai vendo que não tinha jeito, comprou um cavaquinho e falou que eu devia aprender a tocar cavaquinho pois ia abrir um leque maior de alunos. E eu comecei a me dedicar ao instrumento. Como eu ia até a casa dos alunos eu sempre carregava o cavaquinho, naquela época ainda tinha os orelhões, lembro que fui telefonar e coloquei o cavaquinho apoiado no orelhão. Desliguei o telefone e dois minutos depois me toquei que tinha esquecido o cavaco, quando voltei já era. Meu pai me xinga até hoje.

Faça a letra

E aí curtiu? Então se curtiu você tem de espalhar a notícia pra galera. A música está pronta mas está faltando uma letra. Que tal você ser meu parceiro? Crie uma letra para essa melodia e poste no comentário. Vai ser muito legal ter uma parceria com você.

 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física