Curso de Violão Completo Aprenda Violão sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Violão Para você dar os seus primeiros passos no violão.

Aprenda a criar um arranjo de Violão para uma música sertaneja

Para criar um arranjo de Violão, devemos conhecer algumas técnicas de ritmo, harmonia e melodia. Para trabalhar todas essas técnicas criamos um cururu chamado: Cururu de Beira Rio.

A Harmonia

Como o Violão faz o acompanhamento, precisamos criar a harmonia básica da canção:

Parte A

E | B7 | 7 vezes

Parte B

E | E7 | A | Am | G#m | C#7 | F#m | B7

A batida essencial do cururu seria:

Para criarmos uma base mais rica na Parte “A”, usamos alguns elementos de harmonia funcional, como acordes: sus 4, sus9.

Na parte “B”, usamos uma técnica usada por Andy Summers na música “Every Breath you take”. Acrescentando notas aos acordes da harmonia principal, como nona e décima-primeira. Mas observe que é mantido o ritmo do Cururu.

Acompanhamento do solo de Viola Caipira

O Acompanhamento do solo da Viola Caipira é feito na parte “A” e parte “B”. Continuamos fazendo o acompanhamento no estilo do Andy Summers, mas agora usando a ténica do Palm-mute.

O Solo

O Solo do Violão foi criado na parte “A”. O Solo foi criado com intervalos de sexta na escala de Mi maior. O solo procura valorizar os acordes de “E” e “B7”.

O solo ficou assim:

Para criar um arranjo de cururu com solo no Violão, foram necessários diversos conhecimentos: estilos, músicos que são referência do instrumento, harmonia funcional, escalas, arpejos. Todo esse conjunto de conhecimentos devem ser usados juntos com bom senso e bom gosto.

Receba nossos artigos

*