Para criar um arranjo de piano, devemos conhecer algumas técnicas de ritmo, harmonia e melodia. Para trabalhar todas essas técnicas criamos um samba de partido-alto chamado: Cumbuca de Bamba.
A melodia
A melodia dessa canção foi criada antes, pensando em um samba. Ela foi criada na tonalidade de Sol maior. Por isso observe que a melodia da mão direita é bastante sincopada. Para enriquecer essa melodia usamos na parte “A” intervalos de sexta. Na parte “B” usamos um pouco de pentatônica com blue-notes, para lembrar uma bossa-nova.
A Harmonia
Com a melodia criada, podemos colocar a harmonia básica da canção:
Parte A
G | E7 | Am | D7 | G | D7 |
G | E7 | Am | D7 | G | Dm | G7 |
Parte B
C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G | Dm | G7 |
C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G | D7 |
Como a canção é um samba instrumental com elementos de bossa-nova, é interessante que os acordes sejam mais ricos. Para isso podemos aplicar algumas técnicas de harmonia funcional, tais como: inclusão de notas à harmonia, substituição de acordes dominantes, reharmonização. Com tudo isso nossa harmonia ficaria assim:
Parte A
G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9) G#7(#11) |
G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | Dm7 | G7(13) |
Parte B
C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M | Dm7 | G7(13) |
C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9) G#7(#11) |
O Ritmo
O Ritmo da canção está dividido em 2 partes.
Na parte “A” temos um ritmo de partido-alto, para que o piano não brigue com a batida do violão, apenas tocamos os acordes na mão esquerda, em forma fechada, mas observe que essa acentuação é feita em síncope.
Na parte “B” temos um ritmo de samba, com a acentuação rítmica da mão esquerda tocando um padrão típico.
Para criar um arranjo de samba no piano, foram necessário diversos conhecimentos: estilos, músicos que são referência do instrumento, harmonia funcional, escalas, arpejos e modos gregos. Todo esse conjunto de conhecimentos devem ser usados juntos com bom senso e bom gosto.