Curso de Blues no Teclado Aprenda a tocar Blues no Teclado, sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Teclado Para você dar os seus primeiros passos nas teclas.

Teclado intermediário

Como criar uma samba de partido alto no teclado

Para criar um arranjo de piano, devemos conhecer algumas técnicas de ritmo, harmonia e melodia. Para trabalhar todas essas técnicas criamos um samba de partido-alto chamado: Cumbuca de Bamba.

A melodia

A melodia dessa canção foi criada antes, pensando em um samba. Ela foi criada na tonalidade de Sol maior. Por isso observe que a melodia da mão direita é bastante sincopada. Para enriquecer essa melodia usamos na parte “A” intervalos de sexta. Na parte “B” usamos um pouco de pentatônica com blue-notes, para lembrar uma bossa-nova.

A Harmonia

Com a melodia criada, podemos colocar a harmonia básica da canção:

Parte A

G | E7 | Am | D7 | G | D7 |

G | E7 | Am | D7 | G | Dm | G7 |

Parte B

C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G |  Dm | G7 |

C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G | D7 |

Como a canção é um samba instrumental com elementos de bossa-nova, é interessante que os acordes sejam mais ricos. Para isso podemos aplicar algumas técnicas de harmonia funcional, tais como: inclusão de notas à harmonia, substituição de acordes dominantes, reharmonização. Com tudo isso nossa harmonia ficaria assim:

Parte A

G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9) G#7(#11) |

G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | Dm7 | G7(13) |

Parte B

C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M |  Dm7 | G7(13) |

C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9)  G#7(#11) |

O Ritmo

O Ritmo da canção está dividido em 2 partes.

Na parte “A” temos um ritmo de partido-alto, para que o piano não brigue com a batida do violão, apenas tocamos os acordes na mão esquerda, em forma fechada, mas observe que essa acentuação é feita em síncope.

Na parte “B” temos um ritmo de samba, com a acentuação rítmica da mão esquerda tocando um padrão típico.

Para criar um arranjo de samba no piano, foram necessário diversos conhecimentos: estilos, músicos que são referência do instrumento, harmonia funcional, escalas, arpejos e modos gregos. Todo esse conjunto de conhecimentos devem ser usados juntos com bom senso e bom gosto.