Nessa aula vamos aprender como formar o campo harmônico e pra que serve.
Como já vimos em outras aulas tudo o que é formado tem uma relação direta com a escala, o campo harmônico não é diferente.
Para formarmos um campo harmônico maior, precisamos primeiramente montar a escala maior, tendo as notas da escala aplicamos a seguinte fórmula:
I IIm IIIm IV V7 VIm VIIº
Pegamos as notas da escala e aplicamos a fórmula, no caso da escala de sol os acordes serão:
G Am Bm C D7 Em F#º
Aqui usamos apenas acordes de tríades, acordes de 3 notas.
Mas o ideal é aprendermos o campo harmônico com acordes de tétrades, acordes com 4 ou mais notas, nesse caso a fórmula é a mesma apenas acrescentamos algumas notas aos acordes e a fórmula ficaria:
IM IIm7 IIIm7 IVM V7 VIm7 VIIm7(b5)
Na escala de sol os acordes seriam:
G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)
Mas para que serve um campo harmônico maior afinal?
O campo harmônico nos mostra quais os acordes tem uma relação com a escala, portanto, com a tonalidade. Numa tonalidade de G o acorde de G pertence à escala e o acorde de Gm não pertence.
Vamos imaginar que eu precise colocar acordes numa música, vou usar como exemplo a música “atirei o pau no gato”
G
Atirei o pau no gato to
Am D7 G
Mas o gato to, não morreu reu reu
C G
Dona Chica ca admirou-se se
Am D7 G
Do berro do berro que o gato deu
Veja que os acordes utilizados foram: G, C, D7, Am.
Todos esses acordes pertencem ao campo harmônico de G. Isso significa que eu tirei a música exatamente como ela é, não exatamente, mas com certeza eu cheguei bem perto por conhecer o campo harmônico.
Na próxima aula vamos falar de campo harmônico menor. Se você já chegou até aqui com certeza já está entendendo cada vez mais as relações dos acordes e escalas. Não seja egoísta compartilhe com os amigos e avise da próxima aula.