Curso de Guitarra Completo Aprenda Guitarra sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Guitarra Aprenda a tocar Blues na Guitarra.

Distortion, Fuzz, Overdrive: Como regular um pedal de efeitos

Grupo dos efeitos de Ganho

Estão inclusos nesse grupo os OVERDRIVES, DISTORÇÃO, FUZZ e BOOST. Esse grupo de efeito está ligado diretamente a intensidade do som, e portanto dentro do espaço sonoro tem uma ligação com o comprimento.

O conceito dos efeitos de ganho/saturação é nada mais nada menos de volume sobre volume. Nos pedais que possuem esse efeito o sinal que recebem é amplificado até a saturação desse componente que o amplifica, ou seja, o sinal é aumentado tanto que satura.

Imagine uma represa, e pense as comportas como o ganho do pré-amplificador. Se você abrir uma comporta, vai escorrer um pouco de água, mas se você abrir todas as comportas, corra, pois o bicho vai pegar. A mesma coisa acontece com o ganho, quanto mais ganho mais saturação.

Os primeiros amplificadores utilizavam válvulas para aumentar a força do sinal, a distorção ocorria principalmente em grandes volumes. Dois circuitos diferentes causam a distorção, o ganho do pré-amplificador e o ganho do amplificador de potência.

Fuzz

O nome "Fuzz" vem do uso de pré-amplificadores danificados. As primeiras unidades de saturação foram os Fuzz, que apareceram na década de 60 e foram muito populares. Alguns artistas que popularizaram o uso do fuzz foram Jimi Hendrix, que usou os pedais Fuzz Face e Big Muff Pi, e Carlos Santana, que usou o, usa o VOX Tone Bender.

 

O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de que alguns acordes serem de difícil audição.

Exemplos de canções:

You really got me – The Kinks

(I Can’t Get No) Satisfaction – The Rolling Stones

Purple Haze – Jimi Hendrix

 

Overdrive

Diferentemente da Distorção, Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode agüentar, criando um som levemente distorcido. Guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra.

As unidades de Overdrive que fizeram história foram: DOD Overdrive 250 e Sd-1 overdrive.

 

Exemplos de canções:

Won’t Get Fooled Again - the Who

All Right Now- Free

Johnny B. Goode - Chuck Berry

Pride and Joy - Stevie Ray Vaughan

Back in Black – AC/DC

 

Distorção

Também conhecido como clipping, a distorção corta fora as freqüências extremas de um som. Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, criando um efeito de distorção.

Os pedais de distortion que fizeram história foram: Ds-1 da Boss, MXR Distortion +.

 

Exemplos de canções:

The Man Who Sold the World - Nirvana

Histeria – Muse

The Beatles – Revolution

Crazy Train – Ozzy Osbourne

 

 

Boost

Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer.

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física