Curso de Contrabaixo Completo Aprenda Contrabaixo sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Contrabaixo Para você dar os seus primeiros passos no Groove.

Aula de cifras no contrabaixo - aula 3

Aula de cifras no contrabaixo - aula 3

Nesta Aula de cifras no contrabaixo - aula 3, vamos aprender como localizar as oitavas na execução de cifras no contrabaixo.

Olá pessoal, tudo bem? Vimos vários símbolos na aula passada, como símbolos de acordes “maiores”, “menores”, “bemol”, “sustenido” e até “diminuto” e “meio diminuto”, e aprendemos que para cada símbolo a gente pode sempre tocar apenas a nota principal, né?

            Hoje vamos aprender o que é a “oitava” de uma nota. A “oitava” é quando tocamos a mesma nota, só que mais aguda (ou mais grave). Isso acontece porque as notas se repetem. Pegando como exemplo a partir da nota “DÓ”, teremos o “RÉ”, depois “MI”, “FÁ”, “SOL”, “LÁ”, “SI”, e aí repetiremos o “DÓ” novamente, só que com um som mais agudo.

Aula de cifras no contrabaixo - aula 3

            Nas cifras, podemos sempre tocar as oitavas das notas, já que elas são a própria nota.

Para sabermos a localização da “oitava” de uma nota temos duas opções. Uma delas é avançar 12 casas, na mesma corda. Geralmente isso dá um efeito bem legal nas músicas, pois fazemos um movimento deslizando o dedo 12 casas pela mesma corda até atingir o som que queremos, o som da “oitava”.

 Aula de cifras no contrabaixo - aula 3

Outra opção bem comum de chegarmos à oitava é ir duas casas para frente, e duas cordas para baixo. É nessa posição que a nota se repete, serve para qualquer nota.

            Por exemplo, se tocarmos a nota “SOL” na terceira casa da corda mais grave, então teremos a repetição dessa nota “SOL” na terceira corda de cima pra baixo, na corda “Ré”, na quinta casa, ou seja, duas casas pra frente de onde tínhamos a nota “SOL”

 Aula de cifras no contrabaixo - aula 3

            É importante destacar que a oitava é a própria nota repetida de forma mais aguda, então não importa se o acorde é maior ou menor, diminuto ou meio diminuto, sétima ou nona, podemos sempre usar a oitava da nota principal do acorde!

            Na aula que vem veremos a diferença entre maiores e menores e aprenderemos quais outras notas podemos usar para fazer o acompanhamento do contrabaixo. Até a próxima.

Abaixo a nossa apostila Cifras no Contrabaixo para você começar a tocar:

>>>BAIXAR APOSTILA<<<

Para baixar a apostila gratuitamente clique no link acima e entre para nosso grupo do Telegram.

Quer conhecer nosso Curso completo de Contrabaixo?

Saiba Mais

Tempo de duração: Mais de 18:00 horas, duração do acesso online: pelo tempo que desejar

Contrabaixo iniciante:

Prática: Notas no braço do contrabaixo, Levada básica com quintas e oitavas, arpejos de acordes maiores, arpejos de acordes menores, arpejos de acordes dominantes,escala maior, escala menor, grooves básicos reggae, blues, soul, pop, todas aulas com canções de exemplo,

Teórica: notas naturais e acidentes, formação de escala maior, formação de escala menor,intervalos musicais, formação de acordes, campo harmônico maior, campo harmônico menor, exercícios de divisão rítmica, exercícios de fixação.

Contrabaixo intermediário:

Prática –Escala Pentatônica - Escala PentaBlues - Escala Maior/ menor, Padrões de Escala - Licks de escala - Utilização das escalas aprendidas,Walking Bass, Slap, Exercícios rítmicos - Exercícios melódicos, Licks de Slap - Como montar um groove usando o Slap, Harmônicos Naturais- Harmônicos Artificiais, Técnica do Tapping

Teórica:formação de escala pentatônica, formação de escala maior/menor,montagem de walking bass, divisão rítmica.

Módulo Treinamento Auditivo

São 4 módulos com mais de 80 exercícios com exemplos de áudio e vídeo e exercícios que se corrigem mostrando ao aluno onde ele está com dificuldades.