Apostila de Baixo Aula 2

Aula 2 - Figuras ou Valores

Nem todas as notas têm a mesma duração. Para representar as várias durações dos sons musicais, as notas são escritas sob formas diferentes. Abaixo as figuras musicais com os seus respectivos valores.

valores de tempo

Observando as figuras anteriores e seus valores, veremos que todas elas dependem da semibreve.

Assim se estabelecermos que a semibreve vale quatro tempos, automaticamente a mínima valerá 2 tempos, pois a mínima vale metade de uma semibreve, e assim por diante.
Os tempos são agrupados em grupos iguais, de dois em dois, de três em três ou de quatro em quatro, constituindo unidades métricas as quais se dá o nome de compasso.
Cada grupo de tempos, isto é, cada compasso, é separado do seguinte por uma linha vertical(travessão).

compasso

Os valores dos compassos são representados por uma fração ordinária colocada no princípio da pauta, depois da clave. O numerador determina o número de tempos do compasso.O denominador determina o valor da semibreve.

Na figura acima o valor da fração é 4/4, portanto o valor do compasso é quatro e o valor da semibreve é quatro.

Estudo de divisão rítmica

Pra tocarmos uma música devemos ter em mente o conceito básico de divisão. A maioria das músicas populares tem como compasso principal o 4/4, ou seja, contamos até quatro e depois recomeçamos a contagem.

 Exercício 1 – Vamos fazer a contagem acima batendo o pé.Os quadrados brancos indicam o momento em que o pé bate no chão, e os quadrados cinzas indicam o momento que o pé se levanta.Se possível use um metrônomo em 80 bpm.Veja a figura abaixo:

contagem

Agora vamos usar a corda Mi solta, do contra baixo, para executar os exercícios abaixo.

Exercício 2 -  Lembrando os valores das figuras de tempo, a figura abaixo, corresponde a semínima, que vale um tempo.Portanto no 1º tempo, você toca a corda mi e deixa soar até o 2º tempo, e assim por diante. Toque sem parar: quando terminar o quarto tempo recomece novamente, varias vezes seguidas.

minima

Exercício 3 – A figura abaixo, corresponde a colcheia, que tem valor de ½ tempo.Portanto, no 1º tempo, você tocará a nota 2 vezes, a primeira vez quando bater o pé, a segunda quando levanta-lo. Quando terminar o quarto tempo, recomece novamente, varias vezes seguidas.

colcheia

Exercício 4 As figuras abaixo, correspondem a colcheia e a pausa de colcheia, sendo que as duas figuras têm valor de ½ tempo. Na pausa de colcheia abafe a corda. Quando terminar o quarto tempo, recomece novamente, varias vezes seguidas.

pausa

Agora vamos treinar divisão rítmica, usando a tablatura.

Para as pausas, encoste o dedo na corda para abafar o som. A velocidade está em 60 bpm. Toque com o áudio e depois faça sozinho, se possível use um metrônomo.

Exercício 1 – Usando semínima, pausa de semínima e pausa de mínima.

exercicio tempo 1

Exercício 2 - Usando colcheia e pausa de colcheia.

exercicio tempo 2

Receba nossos artigos

*