Para criar uma levada de contrabaixo, devemos conhecer algumas técnicas de ritmo, harmonia e melodia. Para trabalhar todas essas técnicas criamos um samba de partido-alto chamado: Cumbuca de Bamba.
A Harmonia
A primeira coisa a fazer é conhecer a harmonia básica da canção:
Parte A
G | E7 | Am | D7 | G | D7 |
G | E7 | Am | D7 | G | Dm | G7 |
Parte B
C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G | Dm | G7 |
C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G | D7 |
Como a canção é um samba instrumental com elementos de bossa-nova, é interessante que os acordes sejam mais ricos. Para isso podemos aplicar algumas técnicas de harmonia funcional, tais como: inclusão de notas à harmonia, substituição de acordes dominantes, reharmonização. Com tudo isso nossa harmonia ficaria assim:
Parte A
G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9) G#7(#11) |
G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | Dm7 | G7(13) |
Parte B
C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M | Dm7 | G7(13) |
C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9) G#7(#11) |
O Ritmo
Agora que temos a harmonia que vamos usar na canção, vamos pensar a parte rítmica.
A primeira coisa é ouvir a canção, e com isso observaremos que temos 2 seções rítmicas. A primeira está em ritmo de Partido-alto, e a segunda em ritmo de Samba.
Na parte A, foi usado o groove básico do partido alto:
Na parte B, foi usado a levada básica do samba:
A Levada
A levada do contrabaixo, para a parte “A”, foi criada pensando os intervalos dos acordes, e a escala do acorde correspondente, sem perder o ritmo do partido-alto.
Parte A:
Parte B
A levada do contrabaixo, para a parte “B”, foi criada pensando os intervalos dos acordes, e a técnica do Half-step, sem perder o ritmo do samba.
Para criar um arranjo de samba para contrabaixo, foram necessário diversos conhecimentos: estilos, músicos que são referência do instrumento, harmonia funcional, escalas, arpejos e modos gregos. Todo esse conjunto de conhecimentos devem ser usados juntos com bom senso e bom gosto.