Curso de Contrabaixo Completo Aprenda Contrabaixo sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Contrabaixo Para você dar os seus primeiros passos no Groove.

Como criar uma linha de contrabaixo no partido alto

Para criar uma levada de contrabaixo, devemos conhecer algumas técnicas de ritmo, harmonia e melodia. Para trabalhar todas essas técnicas criamos um samba de partido-alto chamado: Cumbuca de Bamba.

A Harmonia

A primeira coisa a fazer é conhecer a harmonia básica da canção:

Parte A

G | E7 | Am | D7 | G | D7 |

G | E7 | Am | D7 | G | Dm | G7 |

Parte B

C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G |  Dm | G7 |

C | Cm | Bm | E7 | Am | D7 | G | D7 |

Como a canção é um samba instrumental com elementos de bossa-nova, é interessante que os acordes sejam mais ricos. Para isso podemos aplicar algumas técnicas de harmonia funcional, tais como: inclusão de notas à harmonia, substituição de acordes dominantes, reharmonização. Com tudo isso nossa harmonia ficaria assim:

Parte A

G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9) G#7(#11) |

G7M | A7(#11) | Am7 | D7(9) | G7M | Dm7 | G7(13) |

Parte B

C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M |  Dm7 | G7(13) |

C7M | Cm7 | Bm7 | E7(b9) | Am7 | D7(9) | G7M | D7(9)  G#7(#11) |

O Ritmo

Agora que temos a harmonia que vamos usar na canção, vamos pensar a parte rítmica.

A primeira coisa é ouvir a canção, e com isso observaremos que temos 2 seções rítmicas. A primeira está em ritmo de Partido-alto, e a segunda em ritmo de Samba.

Na parte A, foi usado o groove básico do partido alto:

Na parte B, foi usado a levada básica do samba:

A Levada

A levada do contrabaixo, para a parte “A”, foi criada pensando os intervalos dos acordes, e a escala do acorde correspondente, sem perder o ritmo do partido-alto.

Parte A:

Parte B

A levada do contrabaixo, para a parte “B”, foi criada pensando os intervalos dos acordes, e a técnica do Half-step, sem perder o ritmo do samba.

Para criar um arranjo de samba para contrabaixo, foram necessário diversos conhecimentos: estilos, músicos que são referência do instrumento, harmonia funcional, escalas, arpejos e modos gregos. Todo esse conjunto de conhecimentos devem ser usados juntos com bom senso e bom gosto.