Curso de Viola Caipira Completo  Aprenda Viola Caipira sem sair de casa, no horário que desejar. Comece Agora

Ebook Grátis Viola Caipira  Para você dar os seus primeiros passos na danada.  Baixar Agora

Aprenda a solar na Viola - Aula 1

Nesta aula de Viola vamos aprender a tocar os desenhos da escala maior no braço da viola isso será de muita importância ao tocarmos o solo de uma música.

Formação de escalas

Desde criança fomos ensinados que as notas musicais eram:

Dó  Ré  Mi  Fá Sol Lá Si Dó

No entanto, como já foi observado existem outras notas além dessas, os sustenidos e bemóis.

A medida da distância de uma nota até outra é feita através do semitom.

Ex.:

A distância que vai da nota até a nota Dó# ou Réb é de um semitom.

A distância que vai da nota até a nota é de dois semitons ou um Tom.

Para montarmos  a escala maior é necessário termos a fórmula abaixo na cabeça.

T     T      1/2T     T     T     T   1/2T

 T=  um tom       1/2T = um semitom

Usando essa fórmula deveremos entender que da primeira para a segunda nota haverá a distância de um tom e assim sucessivamente. Ex.:

Dó   T Ré   T Mi  1/2T Fá  T Sol  T Lá  T Si  1/2T

Para montarmos a escala menor de Dó, o processo é o mesmo, mas a fórmula é a seguinte:

T        1/2T        T         T         1/2T         T         T

Portanto a escala menor de seria:

Dó  T Ré 1/2T Mib  T Fá  T Sol  1/2T Ab  T Sib  T

Agora vamos aprender na prática a diferença entre uma escala maior e uma escala menor.

Abaixo, vamos montar a escala de Mi maior no braço da viola, usando nossa regra as notas seriam:

E, F#, G#, A, B, C#, D#, E

escala de E

escala viola

Agora vamos montar a relativa menor de E que estará 1 ½ tom para trás e será a escala de C#m.

Usando a regra pra formação de escala menor as notas seriam:

C#, D#, E, F#, G#, A, B, C# 

escala menor

escalas viola

Observe que a escala de E, e a escala de C#m tem as mesmas notas por isso são relativas mas não são iguais pois o resultado sonoro será diferente.

Agora vamos aprender a tocar os desenhos da escala de E maior no braço da viola.

Começaremos com 2 desenhos, treine bastante e memorize, pois será fundamental pra podermos improvisar ou tirar solos de ouvido.

Desenho 1:

desenho de escala

Desenho 2:

viola solo