Aprenda a solar na Viola - Aula 1

Nesta aula de Viola vamos aprender a tocar os desenhos da escala maior no braço da viola isso será de muita importância ao tocarmos o solo de uma música.

Formação de escalas

Desde criança fomos ensinados que as notas musicais eram:

Dó  Ré  Mi  Fá Sol Lá Si Dó

No entanto, como já foi observado existem outras notas além dessas, os sustenidos e bemóis.

A medida da distância de uma nota até outra é feita através do semitom.

Ex.:

A distância que vai da nota até a nota Dó# ou Réb é de um semitom.

A distância que vai da nota até a nota é de dois semitons ou um Tom.

Para montarmos  a escala maior é necessário termos a fórmula abaixo na cabeça.

T     T      1/2T     T     T     T   1/2T

 T=  um tom       1/2T = um semitom

Usando essa fórmula deveremos entender que da primeira para a segunda nota haverá a distância de um tom e assim sucessivamente. Ex.:

Dó   T Ré   T Mi  1/2T Fá  T Sol  T Lá  T Si  1/2T

Para montarmos a escala menor de Dó, o processo é o mesmo, mas a fórmula é a seguinte:

T        1/2T        T         T         1/2T         T         T

Portanto a escala menor de seria:

Dó  T Ré 1/2T Mib  T Fá  T Sol  1/2T Ab  T Sib  T

Agora vamos aprender na prática a diferença entre uma escala maior e uma escala menor.

Abaixo, vamos montar a escala de Mi maior no braço da viola, usando nossa regra as notas seriam:

E, F#, G#, A, B, C#, D#, E

escala de E

escala viola

Agora vamos montar a relativa menor de E que estará 1 ½ tom para trás e será a escala de C#m.

Usando a regra pra formação de escala menor as notas seriam:

C#, D#, E, F#, G#, A, B, C# 

escala menor

escalas viola

Observe que a escala de E, e a escala de C#m tem as mesmas notas por isso são relativas mas não são iguais pois o resultado sonoro será diferente.

Agora vamos aprender a tocar os desenhos da escala de E maior no braço da viola.

Começaremos com 2 desenhos, treine bastante e memorize, pois será fundamental pra podermos improvisar ou tirar solos de ouvido.

Desenho 1:

desenho de escala

Desenho 2:

viola solo

Últimos Artigos