Qual corda de viola comprar?

Existem no mercado diversas cordas de viola, a dúvida que muitos violeiros têm é de qual corda usar?

Vamos tentar ajudar essa questão entendendo os elementos que fazem com que uma corda de viola tenha o som que você ouve. Esses elementos são: tensão, material e marca.

Tensão ou calibre ou “Grossura das cordas”

Tensão é o diâmetro ou espessura da corda. Quando dizemos que um encordoamento de viola é 0.10 ou 0.11, significa que a corda mais fina do jogo possui este diâmetro.

Tensão Leve. 0.10

São as mais comuns, é um encordoamento extremante leve, proporciona um timbre aveludado, possibilitando bons graves e brilho.

Afinações: Cebolão Mi, Rio Acima e Boiadeira

Tensão Média. 0.11

É um tipo de corda pesada. Possui um timbre bem característico e muito bom, recheado de graves.

Perfeita para as afinações: Cebolão Ré, Natural, Cana-Verde, Paraguaçu.

Tensão Alta. 0.11

É um tipo de corda extremamente pesada, mas o som, para quem as utiliza , é realmente perfeito, grave encorpado, de altíssima qualidade.

Perfeita para as afinações: Rio Abaixo, Chitarina, Realejo e Guitarra.

É importante salientar que as afinações são apenas sugestões é claro que você pode usar tensões diferentes em outras afinações, isso fica a gosto do violeiro.

Material Das Cordas

O material das cordas fará muita diferença no timbre, os materiais utilizados na construção de uma corda de viola caipira geralmente são: aço, bronze, cobre, latão, níquel.

Encordamentos de latão, bronze e cobre dão um timbre bastante "metálico", já cordas de níquel proporcionam um timbre mais "aveludado" em comparação com outras.

Uma corda se divide em duas partes, o "núcleo" e a "capa exterior".
O núcleo (Que também pode ser chamado de "Alma") geralmente é de algum metal tal como o níquel ou aço.
A capa exterior pode ser feita de aço, cobre, bronze ou prata ou níquel.

Marcas de encordoamento para viola

Marca de corda de viola é igual mato não falta. Por isso vamos falar sobre algumas marcas e dar a minha opinião sobre cada uma delas.

Giannini Cobra é famosa pelo seu equilíbrio de tensão e resistência à corrosão. Produzem um som mais encorpado e com brilho na medida, com ótimo sustain e durabilidade.

D`addario (Viola Brasileira), possui encordoamentos profissionais que estão entre os melhores do mundo, também possui linhas mais acessíveis e de alta qualidade.

Sg – É uma corda com um preço mais barato, mas particularmente não gosto da sonoridade e principalmente da durabilidade.

São Gonçalo – Nunca usei para viola caipira, mas não gostei muito do material que é feita.

Canário – apesar de ser da Giannini eu particularmente não gosto nem do som nem do material que é feito a corda.

Uma dica:

Quando você acertar o encordoamento do seu gosto, aquele que mais se adequou ao seu estilo e padrão de qualidade. Não troque mais, utilize sempre a mesma marca e tensão, isso vai lhe poupar algumas dores de cabeça futuras com sua viola.

Quando você for trocar as cordas da sua viola tenha em mente o seguinte: as cordas esticadas aplicam certo esforço no instrumento que forçam o braço a se curvar. Para compensar isso, existe uma barra de metal dentro do braço chamado TENSOR que permite que se ajuste a curvatura do braço para mais ou para menos.

Esse tipo de ajuste é delicado e o ideal é que esse serviço seja feito por um Luthier especializado ou alguém da sua confiança, mas que entenda do assunto.

viola caipira

AULA DE VIOLA

Aulas de uma hora, uma vez por semana.
Duração do curso: 6 meses
Valor mensal de R$50,00

Resta apenas uma vaga

Receba nossos Artigos

 

8 aulas de viola caipira iniciante

8 aulas de solos de viola

3 aulas para músicas de ouvido

3 segredos da Viola Caipira

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física