Curso de Viola Caipira Completo  Aprenda Viola Caipira sem sair de casa, no horário que desejar. Comece Agora

Ebook Grátis Viola Caipira  Para você dar os seus primeiros passos na danada.  Baixar Agora

O que é ritmo? Guia do Iniciante para Viola Caipira

Olá amigos vamos começar o nosso guia do iniciante para viola caipira, e o primeiro assunto que vamos tratar é sobre o ritmo.

Antes de termos qualquer definição sobre o que é ritmo, precisamos entender os seus componentes básicos que são o som e o silêncio.

Para exemplificar vamos ouvir a batida de um coração.

Perceba que tivemos a alternância entre sons e silêncios, mas tivemos acima de tudo um padrão, uma repetição de sons fortes e fracos num determinado ciclo, quando eu termino o ciclo eu recomeço da mesma forma.

Vamos colocar em pratica o conceito de ritmo? Para isso vamos utilizar um metrônomo que nos dará a velocidade que tocaremos.

Vamos usar a contagem até 4 para determinar onde começa e termina a pulsação. Cada quadrado branco representa o silêncio, cada quadrado preto representa o som. Vamos abafar as cordas para tocar. E o movimento da palheta deve ser alternado, ou seja, uma palhetada pra baixo outra pra cima.

Agora vamos usar a mesma contagem para a pulsação, ou seja, contar até 4. Só que agora nós vamos subdividir cada tempo. São 4 tempos só que agora eu divido cada tempo em dois.

Tocando o exemplo 2:

Espero que tenha gostado da aula, se inscreva em nosso canal, dê um joinha, faça o seu comentário, na próxima semana vamos falar sobre sons graves e agudos.