Escala menor na Viola Caipira - Aula 5 - Guia do Iniciante

Na aula passada aprendemos como montar uma escala maior, dessa vez vamos entender como se monta uma escala menor.

Você se lembra da fórmula para montar uma escala maior?

T T ½ T T T ½

Para montar uma escala menor precisamos do sexto elemento da fórmula em diante, ou seja, ela começa na sexta nota da escala maior, portanto a fórmula fica

T ½ T T ½ T T

Com essa fórmula nós teremos uma escala menor. Eu vou montar a escala de C e Am e perceba que elas tem as mesmas notas, mas elas não são iguais pois terão resultados sonoros diferentes, por isso chamamos essas escalas de relativas. Vejamos:

Veja que a primeira coisa é ter a nota principal ou tônica, que no caso é lá e depois aplicar a fórmula. Portanto a escala de lá menor será:

Lá T Si 1/2t Dó T Ré T Mi 1/2t Fá T Sol T Lá

Usando esse conceito em uma escala de sol menor nós teremos as seguintes notas:

Agora vamos colocar em prática a formação da escala.

A primeira coisa foi localizar a primeira nota no instrumento, e depois aplicar a fórmula.

A cada aula estamos dando um passo pra frente no entendimento do instrumento e a sua relação musical, inscreva-se em nosso canal, divulgue para os amigos, faça parte da Primeiros acordes. Na próxima aula o assunto será os intervalos musicais.

viola caipira

AULA DE VIOLA

Aulas de uma hora, uma vez por semana.
Duração do curso: 6 meses
Valor mensal de R$50,00

Resta apenas uma vaga