Entenda o ponteio de viola caipira - aula 6 Guia do Iniciante

Vamos falar agora sobre os intervalos musicais e as relações das notas com a sua escala na viola caipira.

Agora que já aprendemos como formar uma escala maior,se você ainda não aprendeu assista a aula anterior, vamos aprender as relações das notas de uma escala. Vamos imaginar que a minha escala seja Sol maior. Cada nota encontrada na escala terá uma relação de dependência com a primeira nota da escala, no caso sol. Por isso a nota sol será chamada de tônica ou fundamental.

Nós teremos dois tipos de intervalos os simples e os compostos.

Os intervalos simples serão os intervalos que vão até a sétima maior.

Os intervalos compostos serão os que vão da oitava em diante.

Mas e se surgirem notas estranhas a escala, qual será o nome do intervalo?

Todas as notas terão ainda uma relação com a escala e as notas que não pertencerem a escala serão chamados de intervalos menores ou aumentados, dependendo da situação.

Agora vamos colocar em prática os intervalos musicais.

Vamos tocar no instrumento a escala maior e localizar os intervalos.

Novamente devo localizar a primeira nota, se quero o intervalo de terça maior, toco a escala maior e localizo a terça maior, depois basta tocar os dois intervalos ao mesmo tempo.

Se quero um intervalo de terça menor, basta localizar a terça maior da escala e voltar uma nota pra trás.

Mas e se a minha escala é menor, os nomes dos intervalos serão os mesmos? Não. A relação de intervalos é baseada em uma escala maior, por isso antes de tudo você tem que ter vem claro na cabeça a escala maior.

Veja que os intervalos tiveram nomes diferentes, por exemplo, a terça na escala menor é uma terça menor, pois a terça sempre será maior na escala maior.

Tocando no instrumento a escala de Gm e os seus intervalos teremos:

Na próxima aula o assunto será a formação de acordes no braço do instrumento. Gostou quer aprender mais venha fazer os nossos cursos online, você vai gostar.

viola caipira

AULA DE VIOLA

Aulas de uma hora, uma vez por semana.
Duração do curso: 6 meses
Valor mensal de R$50,00

Resta apenas uma vaga