Como afinar a viola

Muitos alunos quando estão iniciando não entendem muito bem a importância de se ter o instrumento afinado.
 
 
Essa deve ser a primeira coisa que devemos fazer ao pegar o instrumento, ou seja, antes de tocar temos que ter certeza que o nosso instrumento está devidamente afinado.
Para isso podemos usar o ouvido ou um afinador eletrônico, para quem está começando eu recomendo o afinador, mas com o tempo o aluno deve aprender a afinar pelo seu ouvido.
Antes de entender como afinar o instrumento vamos entender o que é afinação.
Para isso eu vou trabalhar com imagens, pois muitas pessoas entendem melhor através da visão do que da audição, principalmente quem está começando a se aventurar no mundo sonoro.
Vamos fazer uma pequena experiência sonora. Vamos pegar três copos iguais e encher com uma quantidade de água diferente para cada um deles.
 
           Mi                       Ré                        Dó
 
  Vamos supor, apenas supor, que o primeiro copo seja a nota mi , o segundo a nota ré e o terceira a nota dó.Você perceberá que se tocar cada um dos copos terá uma nota diferente, ou seja a quantidade de água interferiu no som do copo.
 
 Se eu precisasse produzir mais uma nota dó eu precisaria encher um copo com a mesma quantidade de água do terceiro copo que produziu a nota dó. Em outras palavras eu afinaria o som do meu quarto copo até que ele tivesse o mesmo som do terceiro copo.

        Mi                 Ré                  Dó             Dó
  Essa seria um conceito básico do que seria afinar um instrumento. Através uma nota padrão que foi determinada eu afino todos os instrumentos iguais.
O padrão usado para a afinação é o de 440 hz que corresponde à nota Lá. Se eu sei qual é o som da nota lá, com essa referência eu sei onde está a nota si ou a nota sol, e assim por diante.

Mas o mais importante em tudo isso é você ter entendido a importância e como funciona os aspectos básicos da afinação.

  Eu testei vários programas de afinador eletrônico virtual gratuitos e o que mais gostei foi o: “ A P Guitar Tuner 1.02” , ele foi feito para guitarra e violão mas eu testei e funciona bem para a viola caipira. Se alguém tiver uma sugestão melhor , fique a vontade para indicar nos comentários.

Para usar o afinador:
1- Você tem que ter um microfone no seu computador. Serve o microfone da web cam.
2- Abra o programa.
3- Entre em “Options” para selecionar a placa de som que irá captar o som de seu microfone.

4- Entre em “Devices” e selecione a placa de som.

 

5- Cada corda da Viola Caipira corresponde a uma letra.

1º Par - MI / MI
2º Par - SI / SI
3º Par - SOL SUSTENIDO OITAVADO / SOL SUSTENIDO
4º Par - MI OITAVADO / MI
5º Par - SI OITAVADO / SI

6 - Quando você tocar a 1º corda da viola vai ter que aparecer a letra E no programa, se o ponteiro não se mexer é porque você não selecionou a placa de som adequadamente.Vamos supor que tenha aparecido a letra D, então você vai ter que apertar até aparecer a letra E.

 7- Quando você tocar a 1º corda e estiver aparecendo a letra E você deve apertar ou soltar a corda até que o ponteiro fique no meio. Se o ponteiro estiver negativo você deve apertar. Se o ponteiro estiver positivo você deve soltar.

8- Tome cuidado pra não apertar a corda errada. E também toque a corda uma vez e dê um tempo, depois toque novamente, não toque a corda o tempo todo, pois o ponteiro do afinador começa a oscilar.

Link para baixar o afinador que é disponível de forma legal e gratuita.
http://www.baixaki.com.br/download/ap-guitar-tuner.htm