A escala maior na Viola Caipira - Aula 4 (Guia do Iniciante)

O nosso assunto dessa vez será a escala maior na Viola Caipira, como é formada e tocada no instrumento.

Na aula passada aprendemos que existem doze notas musicais, mas para criar uma melodia básica eu não uso todas as doze notas e sim sete notas e como eu seleciono quais as notas que serão usadas?

Vamos utilizar uma medida de distância que será o tom e o semitom.

A distância de uma nota até outra será um semitom, por exemplo, de C até C#. A distância de duas notas será de dois semitons ou 1 tom, por exemplo de C até D.

Para selecionarmos quais as notas serão utilizadas uso a seguinte fórmula:

T T ½ T T T ½

Com essa fórmula nós teremos uma escala maior. Vejamos:

C T D T E ½ F T G T A T B ½ C

Veja que a primeira coisa é ter a nota principal ou tônica, que no caso é dó e depois aplicar a fórmula. Portanto a escala de dó será:

C D E F G A B C

Usando esse conceito em uma escala de sol nós teremos as seguintes notas:

G T A T B ½ C T D T E T F# ½ G

Agora vamos colocar em prática a formação da escala.

A primeira coisa foi localizar a primeira nota na Viola Caipira, e depois aplicar a fórmula.

Muito bem, agora você está se perguntando para que serve a escala na prática?

A escala é a base onde será construída toda a música desde a melodia, os acordes a harmonia. Sem a escala não teremos a música que normalmente conhecemos. Vamos dar um exemplo prático do uso da escala.

Vou tocar a música cai cai balão usando apenas a escala de sol que aprendemos.

Gostou da aula? Então divulgue para os amigos, veja um passo de cada vez, mas muito bem dado fará com que você aprenda música de forma a entender o que está fazendo. Quer aprender mais? Conheça nossas vídeo-aulas, e nossos cursos online. Na próxima aula escala menor.

viola caipira

APRENDA VIOLA CAIPIRA