Aprenda a tocar violão sozinho - aula 1b

APRENDENDO ACORDES NO VIOLÃO

 Posição da mão direita e mão esquerda. Como montar os seus primeiros acordes. Explicação detalhada de todo o posicionamento do braço e da mão. Esta aula está dividida em 4 partes: aulas 1a, 1b, 1c, 1d 

POSIÇÃO DA MÃO ESQUERDA

É muito importante que ao posicionar o violão o aluno centralize o polegar da mão esquerda no meio do braço do violão em forma de positivo.

Ao pressionar as cordas o aluno usará a ponta dos dedos, para ser mais claro, a cabeça do dedo nas cordas.

AS CIFRAS

As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

 Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,começando pela letra A que corresponde à nota Lá:

A=lá ; B=si ; C=dó ; D=ré ; E=mi ; F=fá ; G=sol
Portanto:
A = Lá maior a letra “A” corresponde à nota Lá, como ela está sozinha significa que o acorde é maior.

Am = Lá menor a letra “A” corresponde a nota Lá, e a letra “m” significa que o acorde é menor .

A7=Lá com sétima a letra “A” corresponde à nota Lá, e o nº 7 que o acorde é com sétima.

OS PRIMEIROS ACORDES

Pra podermos começar já aprendendo a tocar uma música nós vamos aprender a montar 3 acordes ,entre eles : Am, D7 e E