Aprenda Partitura - Aula 4 divisão rítmica

Olá, eu sou o Raffa e esse é o quarto vídeo sobre divisão rítmica da série aprenda partitura.Se voce não assistiu aos três primeiros vídeos, talvez fosse legal voce dar uma conferida lá antes de começar o vídeo de hoje.

Bom galera, até aqui a gente conheceu algumas figuras rítmicas, e não foram todas, ok? Mas a gente vai mudar um pouquinho de assunto na aula de hoje.


Voces se lembram que nos nossos exercicios até aqui a gente estabeleceu um estilo de contagem, usando o nosso metronomo, que ia de 1 até 4, repetidas vezes?Então, essa contagem não é o único tipo de contagem que existe.

Galera, e se a gente resolvesse contar de 1 até três, como ficaria? Vamos ver um exemplo?


Bom, pra este exemplo, a primeira coisa que a gente vai fazer é mexer no nosso metrônomo. Nós vamos mudar o beat do metrônomo para 3.

Olhando para o exercício nós temos ali uma mínima durando o tempo um e dois, uma pausa de semínima que dura o tempo três. 
No segundo ciclo, temos uma semínima que dura o tempo um, uma pausa de colcheia no 2, uma colcheia no E do 2, e uma seminima no tres para finalizar.

Vamos fazer agora duas vezes seguidas?

notação
Fizemos um exercício onde a nossa contagem foi até três, pra vocês verem que não existe apenas aquela contagem de um a quatro que fizemos nas primeiras aulas. E existem outras, que aos poucos a gente vai aprendendo.

Bom galera, então agora, depois deste exemplo, a gente vai dar uma formalizada um pouco mais na nossa escrita e nomear algumas coisas que a gente fez até aqui, só na prática, sem saber os nomes, beleza?


Este ciclo de um até quatro, ou de um até três que a gente viu nos exemplos, cada ciclo desse a gente chama de COMPASSO. Pra separar um compasso do outro, a gente usa uma barra, igual essas que a gente usou até aqui, um traço que divide um compasso do outro e chamamos de BARRA DE COMPASSO.


O final de uma sequencia de compassos, também vem indicado por uma notação especial, que é a BARRA FINAL, essa a gente ainda não tinha usado nos nossos exercícios, mas se vocês olharem, é uma barra de compasso seguida por outra barra um pouco mais grossa.

barra compasso
Outra coisa que é diferente do que a gente vinha fazendo até aqui é o seguinte. Imagina voce escrever uma música com 500 compassos, voce ia ficar escrevendo lá em cima " um, dois, tres, quatro" quinhentas vezes? Seria bem chato né? Mas na escrita formal, a gente não precisa fazer isso.


- Como que eu sei qual é a contagem da música?

Bom, pra isso, existe um padrão de escrita que indica essa contagem, que chama fórmula decompasso, e a gente coloca no início da sequencia de compassos.
Vamos ver então como funciona essa fórmula de compasso.


Bom, galera, a primeira figura que a gente viu era a SEMIBREVE, lembra?Ai voces se lembram que a Mínima valia METADE da semibreve? E a seminima valia um quarto da semibreve, ou seja, onde cabe uma semibreve caberiam 4 seminimas, continuando, a colcheia vale metade da seminima, ou seja, onde cabem 1 semibreve, caberiam 8 colcheias


Então a gente usa essas frações pra representar o valor dessas figuras ritmicas.

divisão ritmicaa


Então, no meu compasso, se eu quiser que caibam 4 semínimas, eu escrevo 4 vezes 1/4 que é a fração que corresponde a seminima.

4/4

Esse é o caso dos nossos primeiros exercícios, que a gente contava de um até quatro.

4/4

No exercício de hoje por exemplo, a gente contou três seminimas, ou seja 3 vezes 1/4, ou 3/4.

3/4
Então galera, pra terminar a aula de hoje a gente colocou de novo na tela o mesmo exercício, mas com a notação correta, a notação formal.

compasso

Vocês estão vendo ali a fórmula de compasso no inicio, indicando que esses compassos estão em três por 4, ou seja, são 3 tempos de semínima em cada compasso.Tem também a barra de compasso no meio, e a barra final indicando o término da sequencia.

Bom estudo e até a próxima aula.

Autor : Raffa Parra

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física