Back in Black – AC/DC

Nesta aula de baixo vamos aprender a tocar a música Back in Black do AC/DC.

A 1ª parte da música é feita sobre os acordes de E, D, A. Sendo que no acorde de A é tocada a terça do acorde ocorrendo dessa maneira a 1ª inversão do acorde de A. Na primeira vez é tocada da forma que está na figura 1. Na segunda vez você toca tudo de novo e acrescenta a figura 2. E assim vai alternando até chegar no refrão.

Figura 1

Figura 2

Na 2ª parte da música, que corresponderia ao refrão, enquanto a guitarra toca os acordes de A, E e B, o baixo segura basicamente a nota B. Quando a guitarra toca os acordes de D, G e A o contrabaixo basicamente segura a nota A. Depois  vamos para o acorde de G e fazemos uma pequena passagem cromática pra chegar no acorde de D. Observe que apesar de ser uma linha simples é uma linha de baixo pensada usando as inversões dos acordes. Se você não sabe o que é inversão de acordes acho que chegou a hora de estudar um pouco de teoria, não?

Para ampliar basta clicar na imagem:

Depois disso você repete toda a música desde o início. Sendo que no final da parte 2, refrão, durante o acorde de D você fará uma frase utilizando as notas do acordes, no caso a 5ª e a 8ª. Veja a figura abaixo:

Durante o solo da guitarra a linha de baixo é praticamente igual a parte 1, com uma diferença apenas na levada ritmica. Veja a figura abaixo:

Quando o solo for terminar o baixo deixará soar as notas e fará uma preparação para voltar para o refrão.Veja a figura abaixo:

Depois de tocar novamente o refrão da música você vai para a última parte da música que é tocada sobre os acordes de E7 e A7, observe como essa linha é uma linha tipica de Rock onde você trabalha com as notas do acorde utlizando algumas notas cromáticas e algumas notas da escala para rechear o Riff. Depois disso é só voltar para o refrão e terminar a música.Veja a figura abaixo, para ampliar basta clicar na imagem:

O Video abaixo eu encontrei no You Tube está em inglês mas é tocada todas as partes da música separadamente. E no último video você tem a música completa.

Abraços e bom estudo.
Parte 1