Aprenda a tocar Comitiva Esperança - Aula de viola caipira

O Almir Sater é um violeiro que toca de um jeito muito particular usando muito as cordas soltas da viola para dar um efeito de ressonância, vamos aprender um exemplo dessa técnica com o solo de Comitiva Esperança.

Para tocar esse solo é importante treinarmos antes um padrão de dedilhado que será bem usado nesse solo.

 

 

Para tocar o padrão de dedilhado nós usaremos na mão direita, o polegar para tocar o quarto e terceiro par, o indicador para o segundo par e o médio para o primeiro par.

Esse solo será dividido em 5 partes. Observe bem a digitação que usei pois ela será importante para você não se perder no braço da viola. Veja que começo usando os dedos da mão esquerda 3 e 2.

Na segunda parte teremos o uso de ligados, e os dedos da mão esquerda são importantes na digitação, veja que uso os dedos 1, 2 e 3.

Nessa parte usaremos a escala duetada no segundo e terceiro par.

Na parte 4 usaremos a escala duetada no segundo e terceiro par, e no quarto e terceiro par. Preste atenção no uso das cordas soltas.

Finalmente na última parte do solo teremos um slide, que consiste em bater a corda e escorregar até a próxima casa.

Gostou? Que tal uma vídeo aula com mais 30 solos pra você? Basta clicar aqui do lado. Tenho certeza que você vai adorar.

 

 

Receba nossos artigos

 

8 aulas de viola caipira iniciante

8 aulas de solos de viola

3 aulas para músicas de ouvido

3 segredos da Viola Caipira

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física