Aprendendo a solar - licks pentatônica

Nesta aula vamos trabalhar alguns licks pra podermos entender melhor o uso da pentatônica.

Os licks são ótimas ferramentas pra quem está dando os seus primeiros passos dentro de um determinado estilo. Licks são frases que muitos guitarristas já usaram e usarão ainda por muito tempo.

Os licks desse solo foram construídos na pentatônica de Am. Observe que o tom do blues tocado será A maior.

- Mas professor porque eu posso usar uma pentatônica menor sobre uma Harmonia de tom maior?

- Bela pergunta.

Uma das características do rock e do blues é a ambiguidade. Ou seja o rock e o blues são meio veados.  Não resisti a brincadeira. O que acontece é que quando temos uma tonalidade maior podemos usar uma penta menor, pois na pentatônica menor teremos a terça menor o que causará um choque caracteristico do estilo . Além disso, teremos na penta menor a sétima menor que é a nota principal dos acordes de um blues por exemplo.

Em resumo quando temos uma tonalidade maior podemos usar 2 pentatônicas , a maior que já está no tom e a penta menor.

Num blues em A , podemos portanto usar a penta de A e a penta de Am sem maiores complicações. Neste solo usaremos a penta de A menor.

licks solo

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*