Como comprar sua primeira gaita

               Antes de me apresentar eu gostaria de agradecer o Marcos Duprá e o pessoal do PrimeirosAcordes.com.br pela oportunidade de trocar conhecimentos de gaita com vocês !! Obrigado

              Sou MaurusBlues e toco gaita a mais de 18 anos e entre outras bandas estou atualmente na "Honorável Cabaré Blues Band" e "Trinca de Blues" em São Paulo , sempre participando da cena do Blues Paulista . Depois nos conversamos mais sobre isso hehehe.

                Como vocês, eu também já tive que comprar minha primeira gaita e fazer minhas primeiras aulas desse instrumento maravilhoso.

                 Para começar eu comprei (como a maioria no Brasil) uma Hohner BluesBand, a mais barata Hohner para se comprar.

 

Hoje se encontra uma dessas por uns R$20,00 em média.

           Para iniciantes é muito boa , pois a princípio se aprende a tocar acordes (2 ou 3 notas juntas) ou somente notas individuais (únicas) sem o Bend, que é uma das mais características da gaita diatônica (Blues) para se tocar. Após vocês aprenderem o bend, vocês precisarão de mais precisão nas notas e exigirão mais da gaita (logo logo falamos sobre isso). Tive grandes dificuldades em aprender todos o bends da gaita com essa BluesBand e resolvi gastar uma grana com a Hohner Special 20 e constatei a GRANDE diferença entre elas. Equivalente a uma Guitarra Golden e uma Gibson (sem exageros !!).

            O que difere uma dessas gaitas de $10,00 aproximadamente para uma gaita de $40,00 (Hohner Special 20) ??

            Primeiramente é o fluxo de ar !! Você consegue muito mais precisão , timbre , ataque, limpeza, maleabilidade nos bends e durabilidade da sua gaita. Como vocês viram, não é a toa essa diferença de preço, porém tudo depende do nível que você está e até onde quer chegar com sua gaita.

            Entre essas gaitas "profissionais" (digo profissionais pq são as gaitas que a maioria dos gaitistas profissionais usam) existem algumas diferenças, porém são diferenças nos timbres, pois a "confortabilidade" (essa foi do Tite do Corinthians hehehe) para se tocar é definida pela preferência e boca do gaitista.

            Eu particularmente não gosto das Marine Band, com corpo de madeira, pois não me sinto confortável com o corpo de madeira e machuca minha boca após algumas horas de exercícios. Abaixo:

            Grandes gaitistas usam (e usavam) as Marine Band. Elas tem um timbre muito característico admirado por muitos gaitistas (inclusive eu). Duas são as diferenças básicas da Special 20 e da Marine Band:

  1. O corpo da gaita; que uma é de madeira e a outra de plástico.
  2. O timbre; que tem ligação direta com o corpo, pois a madeira e o plástico alteram o timbre da gaita, não que uma seja melhor ou pior que a outra, mas são diferentes.

          Temos a Hohner Golden Melody , que também usei mas eu preferi a Special 20. Não que seja melhor ou pior (novamente) mas cada um tem uma cavidade bucal e lígua diferente, se adaptando a cada gaita naturalmente e observando onde cada gaita lhe proporciona prós e contras. Abaixo a Golden Melody, que tem um formato mais confortável às mãos:

 

            Mas só existem gaitas da Hohner ??? NÃO !!!! É que essas gaitas são as mais comuns e indicadas nas maiorias das vezes pelos professores. Tem a Lee Oskar (que eu gosto muito também) que tem o corpo de plástico e na minha opinião é muito confortável de se tocar. Preço equivalente às anteriores $40,00.

 

              No brasil temos uma fábrica ótima de gaitas, a HERING. Temos gaitas muito boas para iniciantes, porém as tentativas da fábrica de emplacar gaitas para blues ainda não me convenceram. Eu usei por um tempo umas gaitas Hering Vintage 1923 (ano de fundação da Hering, Fábrica de Gaitas “Alfredo Hering S/A” em Blumenau , Santa Catarina) mas não me adaptei muito com os timbres delas  (até pelo fato de serem de corpo de madeira) e tenho opiniões de luthiers de gaita (gaitas se afinam e desafinam??? Tópico para nossa próxima conversa).

                Temos a Hering Free Blues , equivalente a Hohner Blues Band para iniciantes, para você começar é uma opção. na minha opinião essa Free Blues tem mais vazamento de ar que a Hohner Blues Band.

                     Caras, espero ter ajudado um pouco com minha experiência , pois já passei por isso no início das minhas aulas de gaita e não tive muita instrução sobre isso, acabei descobrindo "na marra" e acho até legal vocês experimentarem o máximo de gaitas que puderem , pois como eu não largo minhas Special 20 tenho amigos gaitistas que não largam suas Marine Band por nada nesse mundo.

KeepOnBlues !!

MaurusBlues !!

Clique no link para ter informações sobre aulas!!! 

Fábrica de Gaitas “Alfredo Hering S/A” em Blumenau , Santa Catarina