Trocando as cordas da Guitarra - aula 1 - Entendendo como

Nesta aula de guitarra vamos aprender como trocar as cordas de uma guitarra.

Antes de aprendermos a trocas as cordas da guitarra é importante conhecermos os diversos modelos de guitarra para sabermos como trocar as cordas desses modelos devidamente.

Guitarras de Ponte fixa 

São as guitarras que não possuem alavanca , tais como a Les Paul ou as semi-acústicas.

Guitarras de Ponte móvel 

São as guitarras que possuem alavanca mas o seu apoio é no próprio corpo da guitarra, tais como a Stratocaster.

Guitarras de Ponte flutuante 

São as guitarras que possuem alavanca mas como o seu próprio nome já diz ela na se apóia no corpo da guitarra, as guitarras de ponte flutuante são normalmente as que tem ponte Floyd Rose.

1ª dica – nunca troque todas as cordas 

Quando você for trocar as cordas da sua guitarra tenha em mente o seguinte: as cordas esticadas aplicam um certo esforço no instrumento que forçam o braço a se curvar. Para compensar isso, existe uma barra de metal dentro do instrumento chamado tensor que permite que se ajuste a curvatura do braço para mais ou para menos. Esse tipo de ajuste é delicado e o ideal é que esse serviço seja feito por um Luthier especializado. Por isso você deve evitar tirar todas as cordas do instrumento ao mesmo tempo. Se você fizer isso, a curvatura do braço vai se alterar, afetando a regulagem do instrumento.

2ª dica – evite trocar a bitola da corda 

Normalmente as guitarras vêm de fabrica com cordas 0.09. Se você, num determinado momento, decidir trocar a espessura da corda por uma corda mais grossa como, por exemplo, 0.10, você deve imediatamente levar a sua guitarra pra regular num Luthier. Parece uma bobagem, mas a simples troca da bitola da corda desregula toda a ponte da guitarra e aí você vai começar o observar cordas trastejando, oitavas que não batem, etc....

3ª dica – evite trocar de marcas de corda 

Procure escolher a marca de corda que mais lhe agrada, leve seu instrumento para uma regulagem em um Luthier de confiança e não mude mais de marca e modelo. Se você colocar outra marca, aquela regulagem que você pagou uma grana pra fazer pode não valer mais nada.

4ª dica – ter as ferramentas adequadas para a troca

alicate de corte, enrolador de cordas, chave allen para ponte flutuante

5ª dica – separar as cordas para não se confundir durante a troca. 

Retire as cordas da embalagem de forma ordenada para você evitar confusão na hora de por as cordas. Tenha certeza que ao colocar a corda que está colocando a certa, lembre o prejuízo é grande.

Assista ao video e na próxima aula vamos trocar as cordas na prática, começando por uma guitarra de ponte fixa
.

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física