Hora de gravar no estúdio - aula 6

estudio Fala galera, tudo bem aí? Eu sou o Raffa e esta é a série Dicas para sua banda: da garagem ao estúdio, dentro do canal do Primeiros Acordes.

            No vídeo passado, a gente conversou sobre a pontualidade, tanto da banda quanto do técnico do estúdio, um pouco sobre o revestimento das salas e algumas coisas em relação ao uso de tecnologia como baterias virtuais, por exemplo, e sobre os equipamentos que vão ser usados na gravação.

   Nesse vídeo e no próximo, nós vamos ver dicas sobre “A hora da gravação”. É muito importante ter escolhido um estúdio em que você se sinta a vontade e no dia da gravação, vá com roupas que não te incomodam e tênis confortáveis, ou chinelos, o que você preferir.

 

Tem necessidade de contratar algum músico para a gravação? Depende. Se na sua música há algum trecho que algum dos integrantes não consiga executar perfeitamente e no BPM, andamento da música, deve ser levado em conta contratar alguém para gravar aquele trecho ou, até mesmo, o instrumento inteiro. Você tem que ter consciência que o que for gravado vai ficar pra sempre daquele jeito, se você ainda não tem uma execução perfeita de um pedaço do solo, e não quer mudá-lo ou simplificá-lo, é melhor que alguém o grave e, depois de um tempo praticando você estará pronto para tocar ao vivo do mesmo modo em que está gravado. Nessa hora é importante todos os músicos da banda terem consciência que é fundamental que a gravação seja colocada sempre como prioridade e não o ego de um ou outro músico.

Outro fator bem importante é “gravar ou não com metrônomo?”. Como eu já disse, é muito importante praticar a música e saber qual o andamento que você quer que ela tenha, para não correr o risco de gravar e ela ficar rápida demais ou lenta demais. Se for um estilo mais livre como um jazz, por exemplo, pode-se gravar sem metrônomo, é bem comum. Mas em estilos mais “industrializados” como rock, pop, sertanejo, heavy metal, o mais comum é a música ser gravada inteira com o metrônomo. Então, normalmente se começa pela bateria e, depois de editar a bateria e deixar tudo “junto” com o metrônomo, aí você grava os outros instrumentos.
Muito cuidado pra não cair no erro de gravar a bateria, aí tem alguns momentos que ela foge um pouco do metrônomo e depois você já grava algum outro instrumento se orientando pela bateria. Se oriente sempre pelo metrônomo, senão depois fica bem difícil de arrumar tudo e colocar tudo no BPM certinho.

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física