Hora de gravar no estúdio - aula 5

estudio gravar

Olá, eu sou o Raffa e esta é a série Dicas para sua banda: da garagem ao estúdio.

No vídeo passado, falamos entre as diferenças de uma gravação Multi Track e uma gravação ao vivo. E nesse vídeo vamos continuar com assuntos que te ajudem a escolher um estúdio.

Bom, uma das coisas que eu mais passo nervoso em relação a estúdios é a pontualidade. Se você for alugar um estúdio por hora, você vai pagar mesmo que a banda toda não esteja presente. É fundamental todos os integrantes da banda se comprometerem a não se atrasar, e se possível, chegar sempre com 15 minutos de antecedência. Mas e se o cara do estúdio não for pontual?

 

Bom, tenho algumas sugestões pra você já fugir desses estúdios. Quando você ainda estiver visitando os estúdios, procure ligar lá, perguntar disponibilidade de agenda, pra ver se bate com os horários que sua banda tem disponível, e agende uma visita. Minha sugestão é agendar uma visita no horário que ele costuma abrir o estúdio,e chegue lá no horário pra ver se ele vai chegar também, ou vai atrasar 15 minutos, meia hora. Isso é mais comum do que vocês imaginam.

 Quanto ao revestimento acústico da sala, evitem salas que são única e exclusivamente “forradas” com espumas. Isso seca muito o som do ambiente e pode prejudicar bateria, violão e voz. Normalmente há um equilíbrio entre espumas, na maior parte, além de carpetes, madeira e pedras.

 Quanto a equipamentos, não tenha medo das tecnologias. Às vezes o técnico opta por gravar uma bateria “sampleada”, onde o baterista toca, mas ele substitui o som que ouvimos por sons que ele já tem no computador, e pode obter um bom resultado com isso.

 A melhor coisa é ouvir gravações de outras bandas que ele já tenha feito pra você poder ver se o estilo de trabalho dele te agrada.

 Bom, o cara sendo pontual, tendo um som que te agrada, é só marcar o estúdio! Não esqueça de garantir que seus instrumentos estejam em ordem para gravação: guitarras e baixo reguladas e com cordas novas. Bateria também não pode estar com peles velhas. Converse com o técnico sobre quais instrumentos pretende usar e quais modelos.

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Últimos Artigos

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física