Estúdio - Não é hora de inventar - aula 7

 Olá galera eu sou o Raffa e esta é a série Dicas para sua banda: da garagem ao estúdio. dentro do canal do Primeiros Acordes.

            No vídeo passado, a gente conversou sobre contratar ou não um músico para a gravação, sobre a importância de se sentir bem no estúdio e ficar a vontade e sobre o metrônomo. É sempre bem vindo e ele deve ser base da gravação de todos os instrumentos.

estudio hora de gravar

            Hoje a gente finaliza o que eu separei de dicas sobre a hora da gravação. O primeiro passo de todos é: “não é hora de inventar”. Ou seja, chegue no estúdio sabendo exatamente o que gravar, qual virada fazer, entre outros detalhes. Se na hora da gravação aparecer alguma ideia a mais, grave-a, mas não deixe de gravar aquela sua primeira opção, o que você já tinha treinado e sabe que funciona, que vai dar certo na música. Assim você vai ter as duas opções pra pensar com calma depois.

            Outra coisa importante é respeitar o tempo do músico e ter sempre um plano B. Por exemplo, o guitarrista tentou 10 vezes o mesmo solo e está errando sempre, relaxa um pouco, vai tomar um suco, arejar a cabeça e depois tenta de novo. Ou então, para agilizar, se ele travou em alguma parte, vai gravar trechos de uma outra música, ou deixa o solo pra outro dia e termina de gravar as bases de guitarra. É muito bom trocar um pouco e deixar essas áreas problemáticas para depois, para serem feitas sem pressão e com uma execução melhor.   

            Pra finalizar, separei a dica que, pra mim, é a mais valiosa. Você tem que ter consciência que o que for gravado vai ficar pra sempre daquele jeito. Você vai ouvir o CD no carro ou a música no seu mp3 e você vai sempre se sentir incomodado com aquele detalhe pequeno que você deixou passar.
            Na hora de gravar, se você errou uma coisa que você consegue fazer melhor, não caia naquela história que os técnicos sempre falam “ah, isso é tranquilo, depois eu arrumo no computador”. NÃO! Se é um detalhe que você consegue fazer melhor, refaça! A gravação é justamente para você registrar o que você considera ideal para a música. Você está lá em busca do take perfeito, da tentativa sem erros. Insista nisso. Deixe o mínimo possível para esses “truques de computador” por mais eficazes que eles possam ser.

            Bom galera, espero que esta série de vídeos tenha servido pra orientar vocês e que seja bem útil nessa caminhada que é para sair do seu quarto aí de casa até você gravar seu trabalho e poder ouvir em qualquer lugar e divulgar pro Brasil inteiro e pro Mundo. Existem muitas outras coisinhas e dicas pra otimizar o tempo, obter um resultado ainda melhor, como produzir a música, como mexer na letra, o nome da música, e muitas outras coisas, mas que não veremos por enquanto. Abraço a todos, e boa sorte na sua jornada!

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Últimos Artigos

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física