Da Garagem ao estúdio - aula 2

Olá, eu sou o Raffa e esta é a série Dicas para sua banda: da garagem ao estúdio. dentro do canal do primeiros acordes. Vamos dividir esta serie em 3 partes: e a primeira parte, que nós vamos começar a ver agora, é: Antes de ir pro estúdio!

estudio

Vale lembrar que nada do que estou dizendo aqui é uma regra, mas se você seguir esses passos, vai ter um resultado muito bom, e , aos poucos, vai vendo quais passos funcionam melhor pra você e sua banda.

Pré Produção é como chamamos a etapa de produzir uma música ou um cd, antes de irmos pra gravação. Quanto mais tempo “gastarmos” na pré produção, menos tempo gastaremos no estúdio, menos tempo corrigindo detalhes que foram mal planejados, menos dinheiro, e o resultado será melhor!

Supondo que vocês começaram uma música do zero, o guitarrista deu a ideia de um riff, o vocalista, aos poucos foi criando a melodia, o batera fez o acompanhamento e a letra já está no caminho certo, o próximo passo que temos que fazer é deixar a música na forma de uma música.

Minha sugestão é que você vá um dia, num estúdio qualquer, desses que com 25 reais você ensaia e ainda faz gravação desse ensaio, ao vivo mesmo. 

Depois de fazer esse registro, vale a pena ouvir diversas bandas e músicas que vocês tem como referência pro som que vocês estão tocando e analisar quantos refrões tem na música, quantas vezes a música vai pro verso, ela tem um pré refrão? E depois, analisar a música de vocês e utilizar essa mesma visão pra ver qual vai ser a forma da sua música, quantos refrões, como vai ser a introdução, que horas a guitarra vai fazer um riff e que horas ela vai acompanhar a música com acordes. Não é pra copiar, não existe uma quantidade certa, nem uma forma certa de música, mas é importante ouvir e analisar pra você ver o que a música pede.. depois de um refrão super forte, o que vem depois? você vai continuar a música na mesma pegada? Vai tirar um pouco do peso pra criar um outro clima na música? Vai pra um solo? Vai voltar pro verso? Isso tudo precisa ser pensado.

Claro que as ideias não vem todas de uma vez e por isso é importante você ir ensaiando a música aos poucos e com frequencia, e começar a definir o que cada instrumento vai fazer e quando é hora de cada um aparecer mais, ou ficar mais “escondido” na música. Aquela primeira gravação que vocês fizeram vai ser legal pra vocês acompanharem as mudanças que a música vai sofrendo, e pra vocês compararem o que tá funcionando legal e o que precisa ser corrigido ou até mesmo modificado.

Depois de ajeitar tudo isso e você sentir que a música está redonda, com a forma que você considera ideal, é uma boa hora pra você fazer mais um daqueles ensaios de 25 reais e gravar o ensaio. A qualidade não é das melhores, mas nessa hora se concentre em certificar que o tom da música está num tom bom pro vocalista, e qual deve ser o andamento, a velocidade, o bpm da música. Agora que você já fez isso, sua música está maravilhosa, está mesmo? É hora de ir procurar um estúdio certo? Errado. O que fazer a partir daqui, a gente confere no próximo vídeo.

Valeu, galera. Próximo vídeo a gente continua com o que fazer antes de ir pro estúdio. Abraços, até a próxima

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Últimos Artigos

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física