Da garagem ao estúdio - Aula 1

Olá, eu sou o Raffa e nesta série, dentro do site da primeiros acordes, nós vamos dar algumas dicas para sua banda, para você que é músico ou que brinca com algum instrumento, ou canta.

Nós vamos ver quais fatores que são importantes para você ir em um estúdio e gravar aquela música sua, ou do artista que você gosta.

Antigamente gravar uma música ou um Disco era um processo demorado, com materiais caros e mão de obra cara e trabalhosa. Na época da fita, um erro saia muito caro, e você teria que perder tempo refazendo um trecho com todos os instrumentos e depois cortando e colando a fita, segundo por segundo, pra deixar a música da forma certa.

O tempo passou e hoje nós temos uma realidade totalmente diferente: programas de gravação estão ao acesso de todos com qualquer notebook ou até mesmo tablets. Basta um click de botão que você começa a gravar e se estiver errado, basta apertar Control Z, desfazer, e regravar, quantas vezes forem necessárias, até ficar com o resultado desejado. A banda Gorillaz, que muitos de vocês conhecem, nem que seja só uma música, lançou um CD que foi gravado inteiro em um iPad (um tablet). Outro exemplo bacana, A banda mais bonita da cidade, propagou sua música com um simples vídeo e uma gravação caseira, porém, com qualidade. 

Um processo que era caro, está ao acesso de todos, para gravar uma música profissional ou, até mesmo, uma simples brincadeira com os amigos. O que era exclusividade das grandes gravadoras, hoje qualquer um pode fazer de forma independente e muitas bandas buscam esse caminho.

Queremos que esse vídeo sirva também pra encorajar você pra gravar aquela música que você fez e sabe que isso pode acabar se perdendo com o tempo, ou até mesmo um cover de alguma música que você goste. Isso tudo, com orçamentos dentro da sua realidade e do que você pretende fazer com a música.


Resumindo: É possível gravar o que você quiser! 

Nessa série nós vamos dar dicas de como escolher um estúdio mais adequado e de melhor custo benefício para o seu objetivo.

Quais as coisas que vão facilitar a gravação, gravar todos instrumentos juntos, ou um por vez?

Gravo com uma bateria de verdade, ou um sampler?

O que é um sampler?

O que é MIDI?

Qual a preocupação com os instrumentos que vamos usar?

Qual a finalidade da gravação (um cd de cover, um cd para venda, um cd promo)?

O que é uma pré produção, qual a importância de uma pré produção, como fazer uma pré produção boa e eficiente?

Bom, a gente vai ter bastante coisa pra ver nessa série e que vão, com certeza, ajudar vocês a saber como buscar uma gravação, independente da finalidade dela. 

Por hoje é isso. Vejo vocês no próximo vídeo. Abraços, até mais

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física