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Como comprar um pedal de efeitos - Parte 1

Antes mesmo de entendermos os efeitos dos pedais precisamos entender as diferenças entre os tipos de pedais que são os analógicos e os digitais.


Pedais Analógicos

São pedais que tratam o sinal continuamente. São geralmente simples e obtêm o efeito somente com componentes elétrônicos como resistores, capacitores, diodos , transistores, Circuitos integrados como Amplificadores operacionais, e as vezes até Válvulas, chaves seletoras etc. Normalmente são pedais que possuem um só efeito.

Pedais Digitais

São pedais que processam o sinal discretamente, com amostragem do valor da tensão e por equações matemáticas. Quem executa essas equações é um circuito integrado especial, chamado DSP (processador digital de sinais). São mais comuns em pedaleiras, por serem mais compactos e modular mais efeitos usando menos espaço físico.

Caso a amostragem seja ruim (tanto na tensão, como na frequência), podem aparecer distorções desagradáveis no sinal. Isso causou um tremendo repúdio pelos efeitos digitais no começo.


Bom agora que eu sei a diferença entre um e outro qual eu devo comprar?

Os pedais analógicos tem uma qualidade superior aos digitais isso é inegável. O problema é que para eu ter uma boa variedade de efeitos eu tenho que gastar um dinheiro razoavel, pois eu preciso comprar vários pedais pois eles não vem todos juntos em um só como nas pedaleiras digitais.

É consenso que não existe um som tão puro como o de um amplificador valvulado tocando junto com uns pedais analógicos. O problema é que muitos querem vários timbres diferentes, e poucos têm capital para ter uns 4 valvulados com uns 20 pedais. É aí que entram as pedaleiras digitais.

As pedaleiras mais completas de hoje, como a Boss GT-8, a PodXT-Live e a Digitech GNX-3000, quando bem reguladas, são capazes de prover um som extremamente convincente, que passa facilmente despercebido e engana muita gente.

Em outras palavras pra quem está começando é bacana você comprar um pedal digital pra conhecer os diversos tipos de efeito e aos poucos investir em pedais analógicos.

Para entendermos os diversos efeitos vamos dividi-los em grupos:


Efeitos de Ganho, Efeitos de Modulação, Efeitos de Ambiência, Efeitos de Tonalidade, Efeitos de Pitch, Efeitos de Dinâmica.

Efeitos de Ganho

OVERDRIVE

A intenção desse efeito é produzir a saturação leve e natural de um amplificador valvulado em volumes muito altos (como os primeiros amplificadores não tinham canal de distorção/drive, a saturação era tirada através da saturação natural das válvulas. Diferentemente da Distorção, Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode agüentar, conseqüentemente criando um som levemente distorcido. As vezes o canal limpo do seu amplificador pode gerar um overdrive se você jogar o volume lá em cima. Freqüentemente guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra. É também comum guitarristas de rock somarem o efeito do pedal de overdrive a própria distorção do amplificador.

Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:

Drive ou Gain – controla a quantidade de saturação ou seja o quanto a unidade vai saturar;

Volume – controla o volume de saída do efeito.

Tone – controla o timbre do efeito, geralmente o corte e acréscimo de freqüências agudas.








Para ouvir o som de um pedal overdrive clique no player abaixo:

Alguns modelos de pedais de overdrive:

Banzai Cold Fusion Overdrive, Barber Electronics Direct Drive, Bixonic Expandora Overdrive / Distortion, Boss BD-2 Blues Driver Overdrive, Boss OD-1 Overdrive, Boss OD-2 Turbo Overdrive, Boss OD-3 Overdrive, Boss ODB-3 Bass Overdrive, Boss OS-2 Overdrive Distortion, Boss SD-1 Super Overdrive, Boss SD-2 Dual Overdrive, Chandler Tube Driver, Crowther Audio Hotcake Overdrive, Danelectro Daddy O Overdrive, DOD 250 Overdrive / Preamp, DOD FX-50B Overdrive Plus, Electro-Harmonix Hot Tubes, Fulltone Fulldrive II Overdrive, Guyatone OD-2 Overdrive, Hobbertt Overdrive Faiska, Ibanez TK-9999US Tube King Overdrive, Ibanez TS-10 Tube Screamer Overdrive, Ibanez TS-808 Tube Screamer Overdrive Pro, Ibanez TS-9 DX Turbo Tube Screamer Overdrive, Ibanez TS-9 Tube Screamer Overdrive, Klon Centaur Overdrive, Landscape Organic Drive e Booster, Lovetone Brown Source Overdrive, Marshall Drivemaster Overdrive Distortion, Marshall Guv'nor Overdrive, Marshall Shredmaster Overdrive / Distortion, Matchless Hotbox Preamp Overdrive Distortion, Mesa/Boogie V-Twin Preamp Overdrive Distortion, MXR Distortion Plus, Onerr Carbon-X, Onerr Tungsten, Oner Overdrive, Prescription Electronics RxOverdriver Overdrive, ProCo Rat II Overdrive/Distortion, ProCo Turbo Rat Distortion/Overdrive, ProCo Vintage Rat Distortion/Overdrive, Roger Mayer Voodoo-1, Stamps Amplification Drive-O-Matic Overdrive, Tech 21 Bass Driver / Direct Box, Tech 21 SansAmp Classic, Tube Works 901 Real Tube Overdrive, Visual Sound Jekyll & Hyde Ultimate Overdrive, Vox 810 Valve Tone Overdrive, Way Huge Red Llama Overdrive, Zoom 510 Dual Power Driver Overdrive / Distortion,



DISTORTION

É uma saturação mais dura e pesada, e em relação ao overdrive tem os harmônicos mais acentuados. O sinal fica mais “sujo” tornando-se ideal para estilos mais “pesados” de Rock. Uns dos mais recentes campeões de vendas são os Simulamps que simulam os timbres de amplis clássicos, e no nosso caso aqui, simula as distorções de amplis clássicos.

Também conhecido como clipping, a distorção corta fora as freqüências extremas de um som. Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, conseqüentemente criando um efeito de distorção. A Distorção é bastante usada por guitarristas de grunge, metal, hard core, e hard rock. Bandas como Pearl Jam, Iron Maiden, AC/DC e Guns n’ Roses. Pedais de efeito como Metal Zone e Distortion, ambos da BOSS, possuem controles eficientes, que podem ser ajustados para conseguir um som bem pesado.

Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:

Distortion – controla a quantidade de distorção;

Volume – controla o volume de saída do efeito.

Tone ou Equalização – controla as quantidades de graves e agudos. Esse controle nessas unidades vão desde um botão (Boss DS-1) até quatro botões (Boss MT-2) controalndo graves, agudos, médios e região de médios.











Para ouvir o som de um pedal distotion clique no player abaixo:

Alguns modelos de pedais de distorção:

Bixonic Expandora Overdrive / Distortion, Boss DF-2 Super Distortion & Feedbacker, Boss DS-1 Distortion, Boss DS-2 Turbo Distortion ,Boss HM-2 Heavy Metal Distortion, Boss MT-2 Metal Zone Distortion,Boss OS-2 Overdrive Distortion, Danelectro DD-1 Fab Tone Distortion, DOD FX-56 American Metal, DOD FX13 Gonkulator Ring Modulator ,Electro-Harmonix Big Muff Pi Distortion Russian ,Electro-Harmonix Big Muff Pi Distortion USA, Electro-Harmonix Hot Tubes, Ibanez SD-9 Sonic Distortion, Ibanez SM-7 Smash Box Distortion ,Landscape Brutall Distortion ,Marshall Drivemaster Overdrive Distortion, Marshall Shredmaster Overdrive / Distortion, Matchless Hotbox Preamp Overdrive Distortion, Maxon Distortion and Sustainer, Mesa/Boogie V-Twin Preamp Overdrive Distortion, Morley PDW-II Distortion / Wah / Volume, MXR Distortion II, MXR Distortion Plus ,Onerr Distortion, Onerr Super Distortion, Onerr Tungsten TO-3, Prescription Electronics RxOverdriver Overdrive, ProCo Rat II Overdrive/Distortion, ProCo Turbo Rat Distortion/Overdrive, ProCo Vintage Rat Distortion/Overdrive, Roger Mayer Voodoo-1, TC Electronic Booster / Line Driver / Distortion, Tech 21 SansAmp Classic, Tech 21 SansAmp GT-2 (e todos os seus clones), Tech 21 SansAmp TriAC (esse deveria ter um clone), Tech 21 SansAmp TriOD, Tokai TDS-2 Distortion, Tube Works 901 Real Tube Overdrive, Visual Sound Jekyll & Hyde Ultimate Overdrive, Vox 830 Distortion Booster, WaveBox Argos, Yamaha DI-10MII Distortion, Zoom 510 Dual Power Driver Overdrive / Distortion,


FUZZ

As primeiras unidades de saturação foram os Fuzz, que apareceram na década de 60 e foram muito populares. O mais clássico e popular Fuzz desta época foi o “Fuzz Face”, famoso por ter sido usado pelo mestre Jimi Hendrix. O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de ser difícil audição, alguns acordes.

Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:

Fuzz – controla a quantidade de saturação;

Volume – controla o volume de saída do efeito.

Tone – controla o corte e acréscimo de freqüências agudas.









Para ouvir o som de um pedal fuzz clique no player abaixo:

Alguns modelos de pedais de fuzz:

Bertola Mini Fuzz, Boss FZ-2 Fuzz / Boost, Colorsound Tone Bender Fuzz ,Dallas Arbiter Fuzz Face, DOD FX-25 Classic Fuzz ,Dunlop Fuzz Face Reissue, Dunlop JH3S Jimi Hendrix Octave Fuzz, Effector 13 Super Tri-Fuzz, Electro-Harmonix Fuzz Wah, Fender Blender Fuzz Octave ,Fender Fuzz Wah, Frantone Peach Fuzz, Fulltone Soul Bender, Fulltone Ultimate Octave Fuzz/Octave, Home-Made Fuzz ,Ibanez FZ-5 Sixties Fuzz, Marshall Supa Fuzz ,MXR Blue Box, Paul Hammond Fuzz, Prescription Electronics Experience Fuzz Octave Swell Pedal, ProCo Turbo Rat Distortion/Overdrive, Roger Mayer Mongoose Fuzz, Roger Mayer Octavia Fuzz/Octave, Roger Mayer Octavio Fuzz/Octave Prototype, Roger Mayer Rocket Fuzz, Roger Mayer Voodoo Axe Fuzz, Roger Mayer Voodoo Bass Fuzz, Roger Mayer Voodoo-1, SIB! Buttface Fuzz, UniVox Super Fuzz ,VooDoo Lab Boss Tone Fuzz, Vox Tone Bender Vintage, Zoom 510 Dual Power Driver Overdrive / Distortion, Zvex Fuzz Factory.

Na proxima matéria vamos falar sobre os efeitos de modulação como chorus, flanger etc...

Até lá...

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