Curso de Violão Completo Aprenda Violão sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Violão Para você dar os seus primeiros passos no violão.

Trocando as cordas do violão - Cordas de aço

trocando as cordas do violãoNesta aula de violão vamos aprender a trocar devidamente as cordas de um violão com cordas de aço. Uma pergunta que sempre me fazem é se podemos colocar cordas de aço num violão que foi feito para cordas de nylon. A reposta é não. A tensão da corda de aço é muito maior que a tensão da corda de nylon e isso fará o violão se empenar com certeza.

Assista o video e  leia o texto:

1ª dica – nunca troque todas as cordas

Quando você for trocar as cordas do violão tenha em mente o seguinte: as cordas esticadas aplicam um certo esforço no instrumento que forçam o braço a se curvar. Para compensar isso, existe uma barra de metal dentro do instrumento chamado TENSOR que permite que se ajuste a curvatura do braço para mais ou para menos. Esse tipo de ajuste é delicado e o ideal é que esse serviço seja feito por um Luthier especializado.

Por isso você deve evitar tirar todas as cordas do instrumento ao mesmo tempo. Se você fizer isso, a curvatura do braço vai se alterar, afetando a regulagem do instrumento.

2ª dica – evite trocar a bitola da corda
Normalmente os violões de cordas de aço vêm de fabrica com cordas 0.10. Se você, num determinado momento, decidir trocar a espessura da corda por uma corda mais grossa como, por exemplo, 0.11, você deve imediatamente levar a sua guitarra pra regular num Luthier.

Parece uma bobagem, mas a simples troca da bitola da corda desregula todo o violão e aí você vai começar o observar cordas trastejando, oitavas que não batem, etc....

3ª dica – evite trocar de marcas de corda
Procure escolher a marca de corda que mais lhe agrada, leve seu instrumento para uma regulagem em um Luthier de confiança e não mude mais de marca e modelo. Se você colocar outra marca, aquela regulagem que você pagou uma grana pra fazer pode não valer mais nada.

4ª dica – ter as ferramentas adequadas para a troca alicate de corte, chave arlen, enrolador de cordas

5ª dica – separar as cordas para não se confundir durante a troca.

Agora siga os seguintes passos para a troca da corda do seu violão.

1º passo

Tirar a corda velha cortar ponta

2º passo

Enfiar a corda no cavalete

3º passo

Passar as cordas no carrinho

4º passo

Deixar um espaço para prender as cordas

5º passo 

Enfiar a corda na tarracha

6º passo

Apertar a corda

7º passo 

Lacear a corda

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Receba nossos artigos

*

6 aulas de exercícios de violão

13 aulas de violão iniciante

7 aulas de Violão com Beatles

11 aulas de acordes de violão

7 aulas para evoluir no violão

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física