Trocando as cordas do violão - Cordas de aço

trocando as cordas do violãoNesta aula de violão vamos aprender a trocar devidamente as cordas de um violão com cordas de aço. Uma pergunta que sempre me fazem é se podemos colocar cordas de aço num violão que foi feito para cordas de nylon. A reposta é não. A tensão da corda de aço é muito maior que a tensão da corda de nylon e isso fará o violão se empenar com certeza.

Assista o video e  leia o texto:

1ª dica – nunca troque todas as cordas

Quando você for trocar as cordas do violão tenha em mente o seguinte: as cordas esticadas aplicam um certo esforço no instrumento que forçam o braço a se curvar. Para compensar isso, existe uma barra de metal dentro do instrumento chamado TENSOR que permite que se ajuste a curvatura do braço para mais ou para menos. Esse tipo de ajuste é delicado e o ideal é que esse serviço seja feito por um Luthier especializado.

Por isso você deve evitar tirar todas as cordas do instrumento ao mesmo tempo. Se você fizer isso, a curvatura do braço vai se alterar, afetando a regulagem do instrumento.

2ª dica – evite trocar a bitola da corda
Normalmente os violões de cordas de aço vêm de fabrica com cordas 0.10. Se você, num determinado momento, decidir trocar a espessura da corda por uma corda mais grossa como, por exemplo, 0.11, você deve imediatamente levar a sua guitarra pra regular num Luthier.

Parece uma bobagem, mas a simples troca da bitola da corda desregula todo o violão e aí você vai começar o observar cordas trastejando, oitavas que não batem, etc....

3ª dica – evite trocar de marcas de corda
Procure escolher a marca de corda que mais lhe agrada, leve seu instrumento para uma regulagem em um Luthier de confiança e não mude mais de marca e modelo. Se você colocar outra marca, aquela regulagem que você pagou uma grana pra fazer pode não valer mais nada.

4ª dica – ter as ferramentas adequadas para a troca alicate de corte, chave arlen, enrolador de cordas

5ª dica – separar as cordas para não se confundir durante a troca.

Agora siga os seguintes passos para a troca da corda do seu violão.

1º passo

Tirar a corda velha cortar ponta

2º passo

Enfiar a corda no cavalete

3º passo

Passar as cordas no carrinho

4º passo

Deixar um espaço para prender as cordas

5º passo 

Enfiar a corda na tarracha

6º passo

Apertar a corda

7º passo 

Lacear a corda

Abaixo o Video Dessa Matéria:

violAO

APRENDA VIOLÃO

violÃO