Como usar um Metrônomo

Antes de começar a utilizar o metrônomo nós devemos entender o que é o tempo numa música.
 
Vamos utilizar uma imagem para entendermos melhor.
 
 

 

Imagine um grupo de soldados marchando. O que aconteceria se cada um marchasse do jeito que quisesse? Com certeza eles tropeçariam um no outro e seria o caos.
Na música a função do tempo é justamente essa, o grupo para tocar junto deve estar trabalhando no mesmo tempo, ou seja, juntos. Um não pode estar mais rápido do que o outro senão vira bagunça.
A função do metrônomo é determinar qual o tempo da música ou qual a velocidade da música.

Vamos entender isso usando um relógio. Quantos segundos têm num minuto?

A resposta é 60 segundos formam 1 minuto. Se eu transformar o segundo em batidas eu precisaria de 60 batidas para formar 1 minuto. Bpm é a sigla que representa, batidas por minuto. Normalmente o metrônomo usa esse padrão para determinar o tempo em música. Por exemplo, a velocidade da música está em 100 bpm, ou 200 bpm. Quanto mais bpms mais rápido será a música.

Até aí tudo bem, mas porque usar o metrônomo?
Quanto mais você treinar com o metrônomo mais preciso você será. Principalmente para quem está aprendendo solos, a utilização do metrônomo passa a ser fundamental. Pois é importante que a velocidade e o compasso que você está tocando esteja dentro da velocidade em que está sendo tocada a música.

Mas treinar com um playback ou mesmo com a música não teria a mesma função?

A melhor maneira de você entender a pulsação do tempo é através do uso do metrônomo porque dessa forma você começa a entender qual é a pulsação que você está tocando principalmente se estiver aprendendo leitura ou divisão rítmica.

Como utilizar o Metrônomo?

A primeira coisa é baixar um metrônomo para o seu computador ou comprar um em uma loja. Se você quiser baixar o link abaixo é um metrônomo disponível gratuitamente e de forma legal.

http://www.baixaki.com.br/download/metronome-plus.htm

1 - Abra o programa


2 – Escolha o andamento ou velocidade clicando nos valores circulados. Normalmente as partituras vem com um valor determinado.


3 – Existem casos que a partitura vem com um nome em italiano para o andamento tais como andante, allegro, etc... Nesse caso clique com o mouse do lado esquerdo em qualquer lugar do programa e escolha o desejado.


4 – Escolha o compasso que você está tocando 3/4 , 4/4, 12/8, etc... Você saberá o compasso pela indicação da partitura, se você estiver usando o metrônomo para treinar escala por exemplo, escolha 4/4.


5 – Clique em “Go” para o metrônomo começar a tocar.



Marcos Duprá

 

Receba nossos artigos

 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física