Curso de Cavaquinho Completo Aprenda Cavaquinho sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Cavaquinho Para você dar os seus primeiros passos no cavaco.

Como usar um metrônomo

Antes de começar a utilizar o metrônomo nós devemos entender o que é o tempo numa música.

Vamos utilizar uma imagem para entendermos melhor.


Imagine um grupo de soldados marchando. O que aconteceria se cada um marchasse do jeito que quisesse? Com certeza eles tropeçariam um no outro e seria o caos.

Na música a função do tempo é justamente essa, o grupo para tocar junto deve estar trabalhando no mesmo tempo, ou seja, juntos. Um não pode estar mais rápido do que o outro senão vira bagunça.

A função do metrônomo é determinar qual o tempo da música ou qual a velocidade da música.

Vamos entender isso usando um relógio. Quantos segundos têm num minuto?

A resposta é 60 segundos formam 1 minuto. Se eu transformar o segundo em batidas eu precisaria de 60 batidas para formar 1 minuto. Bpm é a sigla que representa, batidas por minuto. Normalmente o metrônomo usa esse padrão para determinar o tempo em música. Por exemplo, a velocidade da música está em 100 bpm, ou 200 bpm. Quanto mais bpms mais rápido será a música.

Até aí tudo bem, mas porque usar o metrônomo?

Quanto mais você treinar com o metrônomo mais preciso você será. Principalmente para quem está aprendendo solos, a utilização do metrônomo passa a ser fundamental. Pois é importante que a velocidade e o compasso que você está tocando esteja dentro da velocidade em que está sendo tocada a música.

Mas treinar com um playback ou mesmo com a música não teria a mesma função?

A melhor maneira de você entender a pulsação do tempo é através do uso do metrônomo porque dessa forma você começa a entender qual é a pulsação que você está tocando principalmente se estiver aprendendo leitura ou divisão rítmica.

Como utilizar o Metrônomo?

A primeira coisa é baixar um metrônomo para o seu computador ou comprar um em uma loja. Se você quiser baixar o link abaixo é um metrônomo disponível gratuitamente e de forma legal.

http://www.baixaki.com.br/download/metronome-plus.htm

1 - Abra o programa



2 – Escolha o andamento ou velocidade clicando nos valores circulados. Normalmente as partituras vem com um valor determinado.




3 – Existem casos que a partitura vem com um nome em italiano para o andamento tais como andante, allegro, etc... Nesse caso clique com o mouse do lado esquerdo em qualquer lugar do programa e escolha o desejado.




4 – Escolha o compasso que você está tocando 3/4 , 4/4, 12/8, etc... Você saberá o compasso pela indicação da partitura, se você estiver usando o metrônomo para treinar escala por exemplo, escolha 4/4.




5 – Clique em “Go” para o metrônomo começar a tocar.





Marcos Duprá

Receba nossos artigos

 13 aulas de cavaquinho iniciante

6 aulas de exercícios de cavaco

 6 aulas de batidas de cavaco

3 aulas para tocar cavaco de ouvido

 4 aulas de cavaquinho solo

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física