Qual corda de cavaquinho comprar?

Existem no mercado diversas cordas de cavaquinho, a dúvida que muitos cavaquinistas têm é de qual corda usar?

Vamos tentar ajudar nessa questão entendendo os elementos que fazem com que uma corda de cavaquinho tenha o som que você ouve. Esses elementos são: tensão, material e marca.

Tensão ou calibre ou “Grossura das cordas”

Tensão é o diâmetro ou espessura da corda. Quando dizemos que um encordoamento de cavaquinho é 0.10 ou 0.11, significa que a corda mais fina do jogo possui este diâmetro.

Leve 0.10 à 0.25

São as cordas usadas por quem não quer fazer tanta força ao tocar, é um encordoamento extremante leve, proporciona um timbre aveludado, possibilitando bons graves e brilho. Mas essas cordas costumam quebrar bastante.

Média 0.11 à 0.28

Possui um timbre bem característico e muito bom, recheado de graves.

Pesada 0.11 à 0.29

É o encordoamento mais usado, um tipo de corda extremamente pesada, mas o som, para quem as utiliza , é realmente perfeito, grave encorpado, de altíssima qualidade.

Material Das Cordas

O material das cordas fará muita diferença no timbre, os materiais utilizados na construção de uma corda de cavaquinho geralmente são: aço, bronze, cobre, latão, níquel.

Encordamentos de latão, bronze e cobre dão um timbre bastante "metálico", já cordas de níquel proporcionam um timbre mais "aveludado" em comparação com outras.

Uma corda se divide em duas partes, o "núcleo" e a "capa exterior".
O núcleo (Que também pode ser chamado de "Alma") geralmente é de algum metal tal como o níquel ou aço.
A capa exterior pode ser feita de aço, cobre, bronze ou prata ou níquel.

Marcas de encordoamento para cavaquinho

Marca de corda de cavaquinho é igual mato não falta. Por isso vamos falar sobre algumas marcas e dar a minha opinião sobre cada uma delas.

Costumo brincar com os meus alunos que corda com nome de passarinho não presta vai a dica.

São Gonçalo – Em minha opinião tem ótimo custo benefício, com boa sonoridade e durabilidade além de bom preço.

Giannini Cobra – Boa sonoridade e durabilidade.

Giannini acústico – Bom som e durabilidade mas acho inferior a série Cobra.

D’addario – Quando soube que a empresa estava fabricando cordas de cavaquinho fiquei empolgado e comprei diversas cordas, afinal uma das melhores fabricantes de cordas do mundo. Particularmente não gostei do som, achei o som oco. Mas a durabilidade é ótima.

Nig – Não gosto do som e a durabilidade é péssima.

SG – nunca usei para cavaquinho, não tenho boas experiências em outros instrumentos.

Agora vem as cordas que eu não recomendo nem para o meu maior inimigo:

Canário

Rouxinol

Torelli

Canarinho

A maioria dos cavaquinistas iniciantes quebram com facilidade a terceira corda (Sol) por ter um toque mais agressivo ou por não saber executar bem a palhetada. Com o tempo isso melhora.

Uma dica:

Quando você acertar o encordoamento do seu gosto, aquele que mais se adequou ao seu estilo e padrão de qualidade. Não troque mais, utilize sempre a mesma marca e tensão, isso vai lhe poupar algumas dores de cabeça futuras com seu cavaco.

Cada vez que você muda a tensão da corda isso altera a força aplicada ao braço do instrumento e pode desregular o braço, e se isso acontecer você terá que levar o instrumento ao Luthier para fazer a regulagem.

Últimos Artigos