Aula de Slap no contrabaixo - Aula 1

Olá meu nome é Marcos Duprá e eu estou aqui pra lhe ajudar na técnica do slap para contrabaixo.

Na nossa primeira aula vamos trabalhar essencialmente com o polegar. Que é a técnica do Thumb.

È muito importante você ter em mente que pra uma boa execução do slap nós devemos trabalhar com o metrônomo e devemos aprender as diversas possibilidades rítmicas, portanto estudo divisão rítmica é extremamente importante.

A primeira coisa a aprender pra utilização do slap é como usar o polegar, que é chamado de Thumb e ele vem escrito na tablatura com um ”T”.

Então uma forma de entender é usar o movimento de vai e vem com o polegar e o indicador.

Aquele movimento quando falamos pra uma pessoa que as coisas estão mais ou menos.

Quando o aluno começa a trabalhar o slap ele acha que tem que dar uma tapa e na realidade isso atrapalha. O movimento deve ser de bater o polegar e voltar ao ponto de partida, pois senão ele irá matar a nota.

aula de slap

 Vamos começar abafando as cordas, não é pra apertar, mas encostar os dedos da mão esquerda nas cordas.

E vamos trabalhar com colcheias que serão 2 notas por tempo.

Onde eu devo tocar  a corda?

No começo é bom você sempre tocar o Thumb no último traste. O polegar deve ficar num sentido de positivo pra que ao bater no traste ele bata bem no ossinho do polegar. É muito importante que o polegar bata em perpendicular com a corda, evitando dessa forma, tocar cordas indesejadas.

 aula de slap

Trabalhe esse exercício com o metrônomo pra cada batida você deve tocar duas notas.

Vou trabalhar agora apenas com a quarta e corda e fazer com a contagem.

Agora vamos tocar com a solta e abafada. Observe que eu sincronizei o movimento, ao abafar eu bati junto.

Os Acordes utilizados serão;

Em ou E7,  Am ou A7 e B7

Slap 1

T: Thumb (polegar) 

aula slap

3 - Abaixo o Video Dessa Matéria:

Receba nossos artigos

*

Últimos Artigos