Como tocar cifras no contrabaixo - aula 1

Galera, tudo bem por aí?
a partir de hoje a gente inicia uma nova série no PrimeirosAcordes.com.br e no canal do Youtube.

A ideia é que você consiga ler uma cifra de violão e tocá-la no baixo. Isso é bem importante pois muitas vezes nos sites ou no ensaio da sua banda você tem acesso somente à cifra feita para o violão, sem as tablaturas.

A primeira coisa que tem ficar claro para nós é que o acorde sendo maior ou menos, com sétima, nona ou qualquer outra anotação não vai interferir na leitura da cifra. A única coisa que vamos observar é qual a nota do acorde (Dó, Ré, Mi, Fá, etc) e se é um acorde sustenido (#) ou bemol (b).

A sequência clássica das notas, como vocês já sabem, é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, e Si. O que nem todo mundo sabe, no começo, é que existem algumas notas entre essas sete notas. São os sustenidos, ou bemóis.

Entre o Dó e o Ré por exemplo, existe uma nota, que é conhecida por Dó sustenido, ou então Ré bemol. A mesma coisa ocorre entre o ré e o mi, onde se encontra a nota Ré sustenido, ou também chamada de Mi bemol.

baixo notas

baixo cifras

Do Mi para o Fá, não existe esse intervalo, não temos um “Mi sustenido”, ou “Fá bemol”. A nota seguinte ao Mi é o Fá, e aí sim segue-se o mesmo raciocínio para as próximas notas. Temos o Fá sustenido (ou Sol bemol) que fica entre o Fá e o Sol. Assim por diante, até chegar na nota Si. Após a nota Si também não tem sustenido, vamos direto para o Dó, e aí as notas se repetem.

Agora, onde estão essas notas no baixo?

Se começarmos a tocar a primeira corda, solta, teremos a nota Mi. Se apertarmos na primeira casa, aí teremos o Fá. Em seguida o Fá sustenido, que também pode ser chamado de Sol bemol. Depois, teremos o Sol. Depois o Sol sustenido ou o Lá bemol. Assim por diante. Seguindo a ordem da figura abaixo.

notas baixo

Quando você ler uma cifra, então, basta identificar o acorde e tocar a nota correspondente. Independente se for um Sol maior ou menor, por exemplo, só tocaremos a nota Sol no baixo, e isso funciona para todas as notas.

A partir da próxima aula vamos nos aprofundar mais neste assunto. Até a próxima!

Receba nossos artigos

*