Cifras no contrabaixo - aula 2

Aula passada entendemos onde ficam as notas no contrabaixo. Hoje nós vamos nos concentrar nos símbolos que são usados, para podermos entender a nomenclatura dos acordes.

            Na cifra, as notas são representadas por letras. Pra gente poder decorar essa ordem, precisamos entender essa sequência. Teremos, em ordem alfabética, de A até G, maiúsculas, que representam as sete notas. E elas seguem uma lógica, porém o A não é o Dó, como estamos acostumados.

            Funciona assim:

            A - Lá B - Si C - Dó D - Ré E - Mi F - Fá G - Sol

            Então, se você lembrar que o A é o Lá, é só seguir na sequencia de notas que nós já conhecemos. O próximo passo é lembrar então os símbolos de sustenido e bemóis, assim já saberemos como representar as notas que vimos na aula passada. O símbolo do bemol é um “b” minúsculo, e o sustenido é o famoso "jogo da velha (#)"

cifra baixo

            Outra coisa que precisamos saber é a diferenciação entre acordes menores e maiores. Quando um acorde é menor, aparece ao lado do nome dele a letra “m” minúscula. Já nos acordes maiores, não precisamos colocar nada. A lógica é assim: se é menor você indica com o "m", se for maior você não precisa indicar. Os acordes, podem ser também diminuto (representados pelo símbolo º) ou meio diminuto (representado por  Ø )

            Algumas vezes nas cifras aparecem números juntos com os acordes. Isso indica o uso da sétima, nona, décima terceira, que são notas relacionadas ao acorde. Isso muda a configuração da formação dos acordes mas nós só veremos isso mais pra frente.

            Então, por exemplo, se você ler na cifra um “C#m 7/9” trata-se de um “Dó sustenido menor com sétima e nona”. E você pode se preocupar apenas em tocar a nota “Dó sustenido.”

Alguns outros símbolos podem aparecer ainda. Ao lado dos números podemos ver a utilização dos símbolos + e -. Mas eles também não influenciarão na nota que você deve tocar no baixo, por isso não vamos falar sobre eles por enquanto.

            Pessoal, na aula que vem a gente começa a por em prática cada um desses símbolos. Veremos quais notas podem ser tocadas em cada um dos casos e como funciona em cada uma dessas variações. A princípio você já pode sair por aí tocando cifras sem se importar com todos esses símbolos, apenas se é sustenido ou bemol! Até a próxima!

Receba nossos artigos

*
 

5 aulas de cifras no Baixo

5 aulas de exercícios no contrabaixo

13 aulas de contrabaixo iniciante

4 dicas para tocar reggae

2 aulas de groove no contrabaixo

4 dicas para aprimorar a sua técnica

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física