Aulas de cifras no contrabaixo - aula 5

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Dimitri e esse é mais um vídeo da série sobre cifra para contrabaixo! Aula passada vimos o uso das oitavas, e hoje vamos entender a diferença entre um acorde maior e menor!

            Na execução de um acorde usamos sempre a tônica, que é a nota principal. Como vimos na aula passada, podemos sempre usar a oitava, sem maiores problemas. Agora vamos aprender como usar a terça.

            A terça de um acorde é o que define se ele é maior ou menor. Temos portanto a terça maior, e a terça menor. Para localizá-las é simples.

            A terça menor está três casas na frente, na mesma corda. Já a terça maior está quatro casas na frente. Sim, a diferença de maior para menor é de apenas uma casa.

            Muitas vezes nós utilizamos outra posição. Funciona assim, na corda debaixo voltamos duas casas quando a terça é menor. Quando é maior nós voltamos apenas uma casa, também na corda de baixo.

Exemplo:

cifra

Receba nossos artigos

*