Aula Contrabaixo Iniciante - Aula 1

Aula 1 - Noções básicas

Leitura de cifras

Para começarmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes. As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:

Dó   Ré   Mi   Fá   Sol   Lá   Si

Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra, começando pela letra A que corresponde a nota Lá.

A=lá ;  B=si  ;  C=dó  ;  D=ré  ;  E=mi  ;  F=fá  ;  G=sol

Portanto:

A = Lá maior, a letra “A” corresponde a nota Lá, como ela está sozinha significa que o acorde é maior.

Am = Lá menor, a letra “A” corresponde à nota Lá, e a letra “m” significa que o      acorde é menor .

A7=Lá com sétima, a letra “A” corresponde à nota Lá, e  o  nº 7  que o  acorde é  com sétima.

Exercícios

Descubra o nome dos acordes:

D7 – Ré com sétima

C –

Em -

F –

A7 -

G4 –

Noções básicas

Nome das cordas

O nome das cordas soltas do contrabaixo, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – sol, 2º corda – ré, 3º corda – lá, 4º corda – mi.

cordas

Leitura tablatura

Para lermos uma tablatura é como se o braço do contrabaixo estivesse de frente para nós, portanto, tome cuidado nesse caso com a primeira corda, corda sol, ela  está em cima. Os números que aparecem na tablatura são as casas.No exemplo abaixo a corda usada é a terceira corda presa na terceira casa.

tablatura

Posição dos dedos mão esquerda

Para mão esquerda usamos os seguintes dedos: polegar, indicador, médio e anular. Cada um deles recebe um número para designá-lo.

mo esquerdaIndicador = 1 ; Médio = 2;  Anular = 3;  Mindinho = 4 .

Posição dos dedos mão esquerda

O polegar serve de apoio suave, atrás do instrumento. O sentido do polegar deve ser em forma de positivo.Os dedos devem pressionar as cordas, bem próximo dos ferrinhos (trastes).

posio mo esquerda

Posição dos dedos mão direita

posio mo direita

Os dedos estão indicados com suas iniciais; P= polegar, i= indicador, m= médio, a= anular.

A mão direita é posicionada com naturalidade, de maneira que os dedos fiquem perpendiculares ás cordas.

posio no corpo

Posição dos dedos mão direita

A mão direita pode executar de duas maneiras usando palheta, nesse caso a palhetada deve ser basicamente alternada, ou usando o indicador e o médio, que devem alternar entre eles a execução na corda.

palhetadedos

Observe, na figura, que quando tocamos com os dedos, o dedo da mão direita, após tocar numa corda se apóia na seguinte. A letra “A” representa o ponto de partida, o dedo passa por “B”, tocando a corda em “C”, indo repousar em “D”, que é a corda que ele vai se apoiar.

Dica

Tome cuidado com as cifras que vêm escritas da seguinte maneira:

Exemplo- C/G

A primeira letra é o nome do acorde, a barra significa baixo, e a segunda letra o baixo a ser tocado. Portanto no exemplo acima devemos ler: Dó com baixo em Sol. Para o contrabaixo, principalmente nesse começo, a nota Sol teria mais valor que o resto do acorde.