Aula 1 - Guia do Iniciante de contrabaixo

Olá amigos vamos começar o nosso guia do iniciante para contrabaixo, e o primeiro assunto que vamos tratar é sobre o ritmo.

Antes de termos qualquer definição sobre o que é ritmo, precisamos entender os seus componentes básicos que são o som e o silêncio.

Para exemplificar vamos ouvir a batida de um coração.

Perceba que tivemos a alternância entre sons e silêncios, mas tivemos acima de tudo um padrão, uma repetição de sons fortes e fracos num determinado ciclo, quando eu termino o ciclo eu recomeço da mesma forma.

Vamos colocar em pratica o conceito de ritmo? Para isso vamos utilizar um metrônomo que nos dará a velocidade que tocaremos.

Vamos usar a contagem até 4 para determinar onde começa e termina a pulsação. Cada quadrado branco representa o silêncio, cada quadrado preto representa o som. Vamos abafar as cordas para tocar. E o movimento da palheta deve ser alternado, ou seja, uma palhetada pra baixo outra pra cima.

Agora vamos usar a mesma contagem para a pulsação, ou seja, contar até 4. Só que agora nós vamos subdividir cada tempo. São 4 tempos só que agora eu divido cada tempo em dois.

Tocando o exemplo 2:

Espero que tenha gostado da aula, se inscreva em nosso canal, dê um joinha, faça o seu comentário, na próxima semana vamos falar sobre sons graves e agudos.

 

 

Receba nossos artigos

*
 

5 aulas de cifras no Baixo

5 aulas de exercícios no contrabaixo

13 aulas de contrabaixo iniciante

4 dicas para tocar reggae

2 aulas de groove no contrabaixo

4 dicas para aprimorar a sua técnica

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Últimos Artigos

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física