As notas no braço do contrabaixo - Guia do iniciante - aula 3

Dessa vez vamos falar das notas musicais e os acidentes como sustenido e bemol. Muita atenção a aula de hoje, pois ela será a base da casa.

Para entendermos quais as notas musicais vamos começar imaginando uma escada onde você tem as notas: dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó.

Muito bem só que tem um erro aqui e que precisamos consertar urgentemente.

As notas musicais não são apenas dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó. Na realidade essas são as notas naturais além delas nós temos os acidentes que são: o sustenido e o bemol.

Vamos começar pelo sustenido, as notas musicais são: dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó. Entre essas notas nós temos os sustenidos menos nas notas mi e si.

Veja agora que a nossa escada ficou muito maior e que o sustenido foi sempre subindo mas nas notas mi e si não temos esse acidente.

Então posso afirmar que não existe o mi e o si sustenido? A reposta é sim e não. Na prática elas não existem, mas numa partitura elas podem aparecer, e se for o caso mi# é igual a fá e si# sustenido é igual a dó.

Agora vamos falar do outro acidente que é o bemol. Vamos imaginar agora que estamos descendo a escada e as notas seriam: dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, do. Entre cada uma dessas notas teremos o bemol menos nas notas dó e fá.

Eu vou falar as notas no sentido contrário ou seja descendo.

Perceba que na prática o sustenido e o bemol representam a mesma nota no instrumento, por isso chamamos isso de enarmonia. Veja:

Agora chegou a hora de colocarmos em prática o que aprendemos em nosso instrumento, para isso precisamos saber o nome das cordas contadas de baixo para cima.

1ª corda - sol

2ª corda - ré

3ª corda - lá

4ª corda - mi

Agora que sabemos que a primeira corda solta se chama sol, sabemos que na primeira casa da primeira corda teremos a próxima nota que será o sol sustenido.

Agora já sabemos como localizar todas as notas no braço do instrumento. Conheça nossas vídeo-aulas para desenvolver melhor o seu aprendizado e de forma passo a passo com método. Na próxima aula o nosso assunto será a escala maior.