Aprendendo a tocar Blues no Baixo

Algumas palavras sobre o blues

O blues e sua melodia

A principal escala do blues, é sem dúvida alguma a escala pentatônica, que pode ser usada de diversas maneiras como vamos aprender mais para frente.

O blues e seu ritmo

O blues tem um estilo rítmico bem marcado, procurando sempre a cabeça do tempo, ou seja sempre procura o tempo forte (inicial) do compasso.

O desenho rítmico característico do blues é baseado nas quiálteras ou tercinas, que  nada mais são que a divisão de três notas em um tempo.Veja a figura abaixo:

blues 1

rock’n’roll                                    blues

O blues tem doze compassos, sendo que no fim do décimo-segundo compasso se repete toda a série.

O blues e sua harmonia

Já vimos que o blues possui 12 compassos, agora precisamos entender como os acordes são distribuídos durante esses 12 compassos.

O blues tradicional usa apenas três acordes, que são o 1º, o 4º, e o 5º acordes do campo harmônico (com a diferença que os três acordes são com sétima menor). São distribuídos da seguinte maneira: Nos 4 primeiros compassos, usamos o 1º acorde, nos compassos 5 e 6, usamos o 4º acorde, nos compassos 7 e 8, voltamos ao 1º acorde, no compasso 9, vamos para o 5º acorde, no compasso 10, voltamos para o 4º acorde, no compasso 11, voltamos a usar o 1º acorde e no compasso 12, fechamos o ciclo.

blues 2

Abaixo o Video Dessa Matéria:

Receba nossos artigos

*