Aprenda a tocar reggae no contrabaixo - Aula 1

As principais influências do reggae são a música caribenha e o rhythm blues. 

O reggae traça a sua origem direta ao desenvolvimento do Ska e do rocksteady da Jamaica.O ska surgiu pela primeira vez na Jamaica no final da década de 50. O ska caracteriza-se por uma linha de walking bass, ritmos acentuados da guitarra ou do piano no tempo fraco, e, por vezes, riffs jazzísticos nos metais.

A diferença básica entre o ska e o reggae está no andamento. Com o passar do tempo cada vez mais o ritmo do ska ia ficando mais lento, possibilitando enfim o surgimento do reggae.

Nesta primeira aula vamos aprender a criar uma linha básica de reggae, utilizando o recurso do walking bass. 

O walking bass que vamos aprender está baseado no arpejo das notas do acordes .

Os acordes tocados serão:

A  / D  E /

A primeira coisa a fazer é saber quais as notas desses acordes:

A – lá dó#, mi

D – ré, fá# , lá

E – mi, sol#, si

Com essas notas no braço do contrabaixo devemos agora usar uma nota para cada tempo do compasso.Isso nos dará quatro notas no acorde de A e 2 notas no acorde de D e mais duas notas no acorde de E.

Eu poderia criar esse linha com diversas possibilidades, mas a linha proposta para essa aula será a tocada abaixo: 

aprenda reggae no baixo aula 1

Na próxima aula vamos aprender uma nova linha de contrabaixo no Reggae usando os mesmo acordes.

Receba nossos artigos

*