Aprenda a tocar Blues no baixo - Aula 2

Aula 2 – 3 acordes para ter as paredes

Na aula de blues passada, deixamos bem claro como é a pulsação do Blues e como essa pulsação é importante para se sentir o Blues.

Nessa aula nós vamos aprender os acordes básicos do Blues e a sua sequência tradicional para que dessa forma você aprenda a tocar blues no baixo.

Primeira coisa, se você não sabe como se forma um acorde, passou da hora de você aprender isso.

- Mas professor, o Bluesmen que veio lá do Mississipi, o cara era semianalfabeto, o cara sabia como se formava um acorde?

Sabia. E sabia mais do que nós, que precisamos estudar a formação do acorde pra enxergar o acorde no instrumento. Ele já tinha a visão completa do acorde e dessa forma saber como tocar blues no contrabaixo.

Um erro comum de quem começa a improvisar é achar que a escala é o prato principal, quando na realidade é o acorde. Esse conceito simples é que fez com que o Blues influenciasse o Jazz diretamente.

Portanto se ainda tem dúvidas como se forma um acorde, tem que resolver agora.

No link que você está vendo tem o passo a passo, pra você entender de vez o assunto:

-Ah professor mas estou com preguiça.

Se você está com pressa ou com preguiça, não aprende a tocar Blues não, vai jogar vídeo game que você será mais feliz.

No Blues tradicional todos os acordes são dominantes, ou seja acordes de sétima menor. Por exemplo C7, D7, E7, etc...

No Blues tradicional nós usamos 3 acordes. Que seriam: I, IV e o V graus do campo harmônico.

Mas qual a diferença?

No campo harmônico, supondo que a tonalidade fosse Dó maior, os acordes seriam: C, F, G7.

No Blues todos os acordes serão dominantes e portanto seriam: C7, F7, G7.

Essa simples mudança na harmonia tradicional, faz toda a diferença.

Como é que acho rapidamente os acordes de um Blues?

Basta encontrar a primeira, a quarta e quinta nota da escala no seu instrumento, achou as notas você terá o nome dos acordes, sendo que esses acordes serão dominantes, ou seja com sétima menor.

Agora já temos 2 informações importantes, regras que você tem que saber. Um Blues tem 12 compassos e 3 acordes dominantes.

Precisamos agora entender como distribuir esses 3 acordes em uma sequência típica do Blues.

Nos 4 primeiros compassos, usamos o 1º acorde, nos compassos 5 e 6, usamos o 2º acorde, nos compassos 7 e 8, voltamos ao 1º acorde, no compasso 9, vamos para o 3º acorde, no compasso 10, voltamos para o 2º acorde, no compasso 11, voltamos a usar o 1º acorde e no compasso 12, fechamos o ciclo no 3º acorde.

Usando como exemplo a tonalidade de C, ficaria assim:

C7 | C7 | C7 | C7 |

F7 | F7 | C7 | C7 |

G7 | F7 | C7 | G7 |

Agora que sabemos como será uma sequência de Blues, vamos botar a mão na massa?

Nós vamos tocar a sequência em ritmo de Slow Blues, como o próprio nome diz é um blues mais lento.

Nós vamos usar a nossa levada usando apenas tônicas, o que será muito simples.

Mas usaremos um pequeno detalhe no padrão rítmico do Blues. Dividiremos a 3 notas por tempo, mas a segunda nota será uma pausa.

Veja o exemplo em C7:

Para F7:

Para G7:

aula blues 2 baixo

Teremos uma mudança no padrão no último compasso onde usaremos 3 notas por tempo:

aula blues baixo 2

Essa Aula é parte integrante do nosso Curso Blues – Do começo ao fim

As 4 primeira aulas do Curso você estará assistindo gratuitamente, mas o curso completo apenas em nosso site. A intenção desse curso não é apenas que você aprenda a tocar blues no seu instrumento, mas que você tenha uma visão ampla e completa de como deve ser tocado um blues por uma banda. Por isso o aluno do curso não terá acesso apenas ao seu instrumento mas acesso a todo os instrumentos para que realmente sinta o que é uma banda de Blues.

Se você quiser saber mais acesse o link aqui em cima, ou vá no nosso site http://primeirosacordes.com.br/teoria/curso-completo-de-blues

Receba nossos artigos

*