Aprenda a função das notas no contrabaixo

Continuando o nosso aprendizado sobre intervalos eu vou passar uma série de exercícios dentro da escala maior de Dó:

Dó, re, mi , fa, sol ,lá, si, dó

O primeiro exercício será tocando as notas da escala sempre voltando na tônica. Quando eu sempre volto na nota, como é o caso desse exercício, nós chamamos de nota pedal.

 intervalos

Exercício 2 – Nesse exercício nós vamos trabalhar com os intervalos de terça. Observe que a terça maior na escala de dó é a nota mi. Se eu quero encontrar a terça menor basta tocar a terça maior uma casa pra trás. Então ficaria dó e mib.

 notas

Quando eu tocar a nota ré, eu vou perceber que a terça maior de ré é a nota fá#, fá # não está na escala de dó, portanto as notas Ré e fá , formam uma terça menor e estará dentro da escala de dó.

A próxima nota será mi, sol# forma a terça maior, mas sol# não está na escala de dó, portanto devo tocar mi e sol e teremos uma terça menor, para estar dentro da escala de dó.

A próxima nota na escala será fá a terça maior de fá é lá e está dentro da escala de dó.

A próxima nota é sol a terça maior de sol é si , que está dentro da escala maior de dó.

O exercício 3 será feito nas oitavas. Pra achar a oitava basta pular uma corda e pular duas casas.

 levada

O exercício 4 será feito nos intervalos de quinta. A quinta maior da escala sempre estará na corda de baixo, duas casas pra frente.

função das notas

Receba nossos artigos

*