Acordes no baixo I

Acordes no baixo
Acordes no baixo Nessa nova coluna vou abordar de forma enxuta o assunto "Acordes no baixo" em três colunas:

-Embasamento teorico
-Aberturas de acordes no baixo
-Aplicaçoes

Essa aula tem alguns pré requisitos, que devem ser estudados antes de começar o assunto principal. Vamos estudar inicialmente a parte teórica que envolve os acordes.

-Intervalos
-Formaçao de acordes
-Campo harmonico


Para facilitar a vida dos leitores dessa coluna, vou anexar alguns trechos extraídos da minha apostila. Essa apostila tem algumas tabelas que fiz para dar aulas de baixo.


Intervalos:
Entende-se como intervalos, a distancia entre duas notas, essa distancia é medida em semitons. Veja a tabela abaixo com o nome do intervalo, distancia em semitons, e um exemplo dado em dó.

-Semitom (meio tom)
Menor intervalo possivel na musica temperada

-Tom
2 semitons

2m – 1s – do | reb
2M – 2s – do | re
3m – 3s - do | mib
3M – 4s – do | mi
4j – 5s – do | fa
4au – 6s – do| fa#
5j – 7s – do | sol
6m – 8 – do | lab
6M – 9s – do | la
7m – 10s – do| sib
7M – 11s – do | si
8J – 12s – do | do


Exercicio:
Escreva todos intervalos em todos tons. (pode enviar no meu e mail que eu correção)
Toque todos intervalos em todos os tons. Eles podem ser tocados melodicamente (uma nota de cada vez) ou harmonicamente (as duas notas tocadas simultaneamente)


Formação de acordes:
Nessa tabela você encontra o nome do acorde, formação intervalar e exemplo aplicado em C. Esse assunto foi explicado na "Aula 2 - criando linhas de baixo".


Triades:
M | F – 3M – 5J C | C – E - G
m | F – 3m – 5J Cm | C – Eb - G
aum| F – 3M – 5aum Caum| C – E – G#
dim | F – 3m – 5dim Cdim | C – Eb – Gb

Tetrades:

M7M | F – 3M – 5J -7M C | C – E - G
m7M | F – 3m – 5J – 7M Cm | C – Eb - G
M7 | F – 3M – 5J - 7m C | C – E - G
m7 | F – 3m – 5J – 7m Cm | C – Eb - G
dim |F – 3m – 5b – 7b Cdim | C – Eb – Gb - Bbb
m(b5)7|F – 3m – 5b – 7m Cm(b5)7| C – Eb – Gb – Bb


Exercicio:
Escreva todos acordes em todos os tons (pode enviar no meu e mail para correção).
Tocar todos acordes em todos os tons


Campo harmônico maior
O campo harmônico maior foi originado a partir da escala maior, muitas musicas foram compostas baseando -se nesse padrão. Abaixo temos uma tabela do campo harmônico maior, com um exemplo em do maior, e la maior.

I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm7(b5)
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
A7M - Bm7- C#m7 - D7M - E7 - F#m7- G#m7 (b5)


O campo esta exemplificado com tétrades, porem pode ser tocado em tríades. Basta omitir a sétima, substituindo ela pela oitava.


Exercicio:
Escreva o campo harmônico maior em todos os tons (pode enviar no meu e mail para correção). Tocar arpejos sobre o campo harmônico em C7M e também sobre os outros tons.


Mãos à obra .


Fonte - Renato Leite - .baixista.com.br

Receba nossos Artigos

 

5 aulas de cifras no Baixo

5 aulas de exercícios no contrabaixo

13 aulas de contrabaixo iniciante

4 dicas para tocar reggae

2 aulas de groove no contrabaixo

4 dicas para aprimorar a sua técnica

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física